Receitas de culinária.

 

A culinária é a arte de confeccionar alimentos e evoluiu ao longo da história da humanidade para tornar-se parte da cultura de cada povo. A culinária está associada à cozinha, pois este é o local correto para cozinhar. Os métodos de cozinhar variam de região para região, não só as técnicas, como também os ingredientes e os utensílios, gerando uma variedade importante de receitas para um determinado prato.

 

Por exemplo, a cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve, equivalente à tajine de Marrocos. A alheira de Mirandela é um dos alimentos mais exclusivos da cozinha portuguesa, enquanto incluem no Brasil, a feijoada brasileira e o churrasco. O cozinheiro principal reconhecido pela sua boa cozinha e dotes culinários, é chamado de chef.

 

O desenvolvimento industrial teve uma grande influência na maneira como os individuos se alimentam. Por exemplo, a ida da mulher para o mercado de trabalho influenciou muito no habito da alimentação fora do lar; por outro lado, a consciência da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos levou à criação de regras, por vezes na forma de leis, sobre a forma como os alimentos devem ser vendidos.

 

Uma disciplina associada à culinária é a gastronomia que se ocupa, não do modo como os alimentos são preparados, mas principalmente no refinamento da sua apresentação. Outras disciplinas relacionadas são a nutrição e a dietética, que estudam os alimentos do ponto de vista da saúde ou da medicina.

 

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições.

 

Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas (e, muitas vezes, é também um gastrônomo no sentido mais amplo do termo).

 

 Para ver receitas clique aqui.