Indústria da Alimentação Indústria Aromas inusitados é grande aliado para aumentar as vendas

Com 15 anos de mercado a empresa Aromas e Cia faz muito sucesso desenvolvendo aromas diferentes e sob encomenda. Aromas inusitados são utilizados com muito sucesso para incentivar a compra de produtos. Ninguém resiste ao cheiro de pão quando entra na padaria.

Produto inovador

Mas surpreenda-se. O cheiro pode não ser de um pão de verdade, mas de um aroma desenvolvido para atrair clientes a comprar o alimento. Os estabelecimentos utilizam aroma de pão fresco para atrair clientes. A empresa Aromas e Cia desenvolve aromas diferentes para atrair os consumidores, como chocolate com baunilha, quentão, brigadeiro e cheiro de pão com manteiga quente.

Mais de 20% do negócio da empresa de aromas corresponde aos aromas inusitados, que foi de R$ 3,5 milhões no ano passado. A expectativa para esse ano é aumentar a cifra para mais de R$ 4,2 milhões. “Quando resolvemos investir nesse mercado, pesquisamos muitas coisas diferentes e vimos que tinha muita coisa a ser feita. Desenvolvemos o aroma de acordo com a necessidade do cliente”, conta a diretora da empresa, Rosana Hollo.

Como tudo começou

O cheiro de pão fresco foi desenvolvido a partir de um pedido do sindicato do setor. Os fornos atuais além de herméticos não ficam próximos do consumidor ao ponto de atraí-lo pelo aroma como antigamente. Você não sente mais aquele cheiro gostoso do pão assado na hora, conta a diretora.

Em pesquisa para verificar como o cheiro repercute no consumo, a empresa fez uma aromatização e notou que as vendas aumentaram 60% por causa do cheiro.

Além do pão fresco, a empresa ainda vende o aroma de pão com manteiga quente. As lojas de chocolate também aproveitam o recurso para aumentar as vendas com o cheiro de chocolate com baunilha. Outras lojas de brigadeiro recorrem ao aroma para despertar o desejo de comer o doce.

Aromas para produtos de época

Para a época de festa junina, a Aromas e Cia já desenvolveu cheiro de quentão e de canjica com coco. O café também faz parte da lista de aromas da empresa. “Hoje, tudo é muito industrializado, embalado. Vemos poucas coisas sendo manuseadas no local de venda”, afirma Rosana.

A empresa conta com dois perfumistas, que são responsáveis pela “desconstrução” dos produtos e construção de um novo aroma.

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