Alimentação fora do lar Alimentação Cadastro positivo começa nesta quinta; entenda como funciona

Natue - Vivendo em equlíbrio
O Cadastro Positivo, sistema implantado em janeiro deste ano que permite que consumidor brasileiro consulte pela internet se seu nome está no cadastro de maus devedores (nome sujo), entrará em nova fase de implantação nesta quinta-feira, segundo informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na nova fase, o sistema fará o compartilhamento de informações dos bancos com o SPC Brasil e demais bancos.

De acordo com o SPC Brasil, a expectativa é de que o processo de avaliação e concessão de crédito seja desburocratizado para os bons pagadores, aqueles que pagam suas dívidas em dia, podendo incidir em redução das taxas de juros e na flexibilização dos prazos para pagamento.

Para efetuar a consulta, o consumidor deve acessar o site www.consumidorpositivo.com.br e se cadastrar. Além de consultar os débitos, o site disponibiliza os dados dos credores para uma negociação direta da dívida, sem intermediários. A consulta pode ser feita a qualquer momento, mesmo que nenhuma carta ou comunicado tenham sido recebidos.

Como funciona

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos de consumidores. O sistema visa facilitar o processo de avaliação e concessão de crédito. O programa contará com informações sobre empréstimos pessoais, financiamentos e crediários, além de dados sobre o comportamento do consumidor quanto ao pagamento das contas de consumo, como água, gás, telefone fixo e luz.

Quem pode participar

Qualquer pessoa com mais de 18 anos ou emancipada (pessoas com 16 anos até 18 anos que já tenham capacidade civil) que tenha assinado a autorização de adesão pode participar do sistema. O consumidor cadastrado pode solicitar a retirada de seu nome do Cadastro Positivo a qualquer momento.

Como se inscrever

Para se inscrever, o consumidor deve fazer o download do formulário no site , preenche-lo e o entregar pessoalmente em qualquer posto de atendimento do SPC. Além disso, o interessado deve assinar o termo de adesão ao sistema em qualquer agência bancária.

Serviço de Atendimento ao Consumidor

A central de atendimentos do SPC Brasil fica disponível das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. O telefone para os consumidores que tiverem dúvidas entrarem em contato é (11) 4063-4700.

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