Indústria da Alimentação Indústria Cade investigará Nestlé e Unilever no mercado de sorvetes

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica instaurou um processo administrativo para apurar supostas infrações à livre concorrência praticadas pela Unilever, dona da Kibon, e pela Nestlé no mercado de sorvetes. Segundo o órgão, há indícios de que as empresas estariam dificultando a entrada e a atuação de concorrentes em estabelecimentos comerciais.

Proposta de exclusividade de distribuição

De acordo com nota do Cade, serão alvo da investigação possíveis acordos que exigem exclusividade dos varejistas na venda de produtos e que impedem ou dificultam a promoção de sorvetes de rivais, em troca de bonificação. Outras práticas prejudiciais seriam a imposição de giro mínimo de vendas, cláusulas de preferência na renovação dos contratos e possível exclusividade de distribuição.

As duas empresas terão 30 dias para apresentar sua defesa. Ao fim da instrução do processo, o Cade emitirá parecer opinando pela condenação ou pelo arquivamento do caso.

Em notas divulgadas sobre o caso, tanto Nestlé como Unilever informaram que estão comprometidas com o cumprimento das leis concorrenciais, e que irão colaborar com a investigação.

O Portal Alimentação Fora do Lar no Facebiik

 

Deixe uma resposta