Alimentação fora do lar Alimentação Carnaval: aprenda a preparar sucos energético e detox

O Carnaval, que começa oficialmente nesta sexta-feira (28), é sinônimo de festas, diversão e, de vez em quando, alguns exageros. Para evitar que a folia traga muitos prejuízos ao organismo, a nutricionista Bruna Burti, da equipe Alessandra Luglio, dá dicas para aproveitar as comemorações sem passar dos limites.

Se alimentar antes de cair na folia

Durante o Carnaval, os foliões perdem bastante líquido, por isso, o primeiro passo é manter a hidratação em dia. Além da água, boas opções são água de coco e sucos de fruta natural. Quem gosta de bebidas alcoólicas não precisa abrir mão do hábito, mas, para evitar exageros, é importante intercalá-las com água. Outro cuidado imprescindível é se alimentar antes de cair na folia e, se você vai passar muito tempo fora de casa, leve lanches práticos, como barras de cereais, mix de castanhas, frutas secas ou desidratadas.

A boa notícia é que sucos práticos, saborosos e nutritivos podem ajudar a manter o organismo em dia durante e depois da folia. “Além de dar um sabor especial às bebidas, a água de coco possui diversos benefícios para a saúde e é considerada um isotônico natural por ser rica em sais minerais, como sódio e potássio”, sugere Maria Fernanda Cortez, nutricionista da Salad Creations. Abaixo, veja as receitas de suco energético e suco detox.

Suco energético

Ingredientes: 200 ml de suco de laranja; 50 g de manga; e 20 g de beterraba. Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco detox

Ingredientes: 50 g de abacaxi; 50 g de couve; 5 g de gengibre; ½ limão; 200 ml de água; e gelo. Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Receitas da nutricionista Bruna Burti, da equipe Alessandra Luglio

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