Alimentação fora do lar Chefs ensinam receitas especiais com miojo em curso gratuito

Macarrão instantâneo, criado no Japão, comemorou 55 anos no dia 25 de agosto.  O dia 25 de agosto tem gosto especial na culinária nacional. Nesta data, é comemorado o Dia do Miojo, que completa 55 anos de vida em 2013. A massa de cozimento instantâneo nasceu no Japão em 1958 como obra de Momofuku Ando, que teve a ideia ao observar as longas filas para pegar comida comuns na época da II Guerra Mundial.

Aqui no Brasil, o alimento chegou em 1965 e, desde então, é sucesso nas mesas de famílias brasileiras matando a fome de crianças e salvando o almoço e o jantar de jovens apressados. Da receita tradicional, o Miojo foi ganhando versões com mais incrementos ao longo dos anos e, em algumas ocasiões, tem sido até prato gourmet.

Para comemorar os 55 anos do macarrão instantâneo, a marca Nissin-Ajinomoto preparou a Escola de Culinária Mais Rápida do Mundo. Por algumas horas 300 pessoas participarão de curso básico para aprender em três minutos como fazer o prato e ainda terão aulas com grandes chefs, como Morena Leite, do restaurante Capim Santo, Luiza Hoffmann, da Figo Gastronomia, e Tatiana Szeles.

Depois da aula, os novos “chefs” apresentarão o MCC (Miojo de Conclusão de Curso). A participação é gratuita e mediante cadastro na internet.

Confira abaixo as receitas especiais que as chefs ensinarãm durante o evento:

Miojo com galinha caipira, milho verde e queijo serra da canastra

Receita: chef Morena Leite

Ingredientes:

2 porções de Miojo

20ml de azeite de castanha-do-pará

1 dente de alho com azeite

30g de cebola

200g de iscas de frango caipira

1/2 limão tahiti

50ml de cachaça

1 pimenta dedo-de-moca picada

80g de milho verde

10g de leite em pó

50g de queijo canastra

10g de salsinha

1g pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Em um recipiente tempere as iscas de frango com a cachaça, o azeite de castanha-do-pará, metade do limão espremido, 1 colher (chá) de sal, a pimenta-do-reino e os cubos da pimenta dedo-de-moça. Mexa todos os ingredientes e deixe descansando. Se preferir menos picante, utilize apenas metade da pimenta.

Dilua o leite em pó em uma xícara de chá de água potável (aproximadamente 200ml). No liquidificador, coloque o milho e o leite diluído. Bata até que todo o milho tenha sido triturado.

Em uma panela grande coloque 960 ml de água (aproximadamente 4 xícaras de chá) para ferver em fogo alto. Essa água será usada para cozinhar o miojo. Assim que ferver, reserve em fogo médio.

Enquanto a água do miojo esquenta, pegue uma frigideira e leve ao fogo médio com o azeite, o alho e a cebola por 2 minutos (a cebola vai ficar transparente). Coloque as iscas de frango na frigideira (mas preserve o caldo do seu tempero). Em fogo alto, cozinhe por 4 minutos mexendo sem parar até o frango esbranquiçar por todos os lados. Em seguida adicione o leite com milho e o caldo do tempero do frango até ferver, por mais 2 minutos. Abaixe o fogo, adicione o queijo na frigideira e mexa até derreter. Na panela com a água aquecida, despeje o miojo por 3 minutos.

Quando o miojo estiver pronto, escorra a água da massa e adicione à frigideira do frango. Mexa cuidadosamente até todos os ingredientes serem incorporados. Coloque a salsinha e uma colher (chá) de sal. Em um prato fundo, sirva imediatamente.

Pho

Receita: chef Tatiana Szeles

Ingredientes

Caldo

30 g de gengibre

2 cebolas grandes

1 kg de osso de boi

½ kg de músculo

½ kg de costela de boi sem osso

2 litros de água

4 dentes de alho

2 pimentas dedo-de-moça

1 canela em pau

1 colhere (café) de coentro em grão

1 anis estrelado

1 semente de cardamomo

1 colher  (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de nam pla

sal a gosto

2 colheres (sopa) de vinagre de arroz

Finalização

2 pacotes de Nissin Miojo

300 g de filé mignon em lâminas

folhas de hortelã a gosto

10 folhas de coentro

10 folhas de manjericão tailandês

1/2 cebola roxa cortada em lâminas

1 pimenta dedo-de-moça

suco de limão galego

100 g de broto de feijão

Modo de preparo:

Asse o gengibre e a cebola por 10 minutos (160ºC). Cozinhe os ossos por 2 minutos em água fervente. Troque a água, some o gengibre, a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça, as especiarias e cozinhe por 20 minutos na panela de pressão. Coe e some o açúcar, o nam pla, o sal e o vinagre. Cozinhe o Miojo em água fervente. Sirva em um bowl o caldo, o Miojo, as fatias de filé mignon, os cubos de músculo e costela, as ervas, a pimenta, o broto de feijão e regue com o suco de limão.

Miojo de requeijão, shitake e aspargos

Receita: chef Luiza Hoffmann

Ingredientes

1 pacote de Nissin Miojo (não usar o tempero)

1 talo de aspargo (20 g)

1 colher (sopa) de azeite composto (5 ml)

1 colher (sopa) de cebola picada (10 g)

40 g de shitake

3 colheres (sopa) de requeijão (90 g)

2 colheres (sopa) de shoyu (10 ml)

¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco (50 ml)

Pimenta-do-reino preta a gosto

Sal marinho a gosto

Brotos para decorar

Modo de preparo:

Cozinhe o Miojo “al dente” e reserve. Cozinhe o aspargo “al dente”, corte a ponta para decorar e o talo restante corte ao meio e em 3 pedaços. Reserve. Em uma frigideira, em fogo médio, adicione o azeite composto, a cebola e deixa-a murchar. Adicione o shitake cortado em tiras, o requeijão e o shoyu. Ao final, acrescente o creme de leite fresco, a pimenta-do-reino, o sal e o aspargo cortado. Decore com a ponta do aspargo. Sirva imediatamente.

Deixe uma resposta