Alimentação fora do lar Clientes de restaurantes e hotéis ganham voz com sistema online

Sistema online permite que eles deem sua opinião sobre os serviços prestados em estabelecimentos como restaurantes, hotéis, alões, entre outros. Já diz o ditado que o cliente tem sempre razão. E ninguém melhor do que ele para medir a qualidade de produtos e serviços dos estabelecimentos que frequenta.  Pois a partir de agora, a opinião deles terá vez, e de uma forma inovadora.

Objetivo é aproximar o cliente da empresa

O Avalio (avalio.com.br) é o primeiro sistema online que permite que o cliente opine sobre hotéis, salões de beleza, restaurantes, academias, entre outros. No Rio, restaurantes como o Gabbiano, Fellini e a churrascaria Rio Brasa já adotaram o sistema.

De acordo com o gerente de novos negócios e relacionamento, Rafael Ramos, uma pesquisa realizada pelo White House of Office of Consumer Affairs, em 2011, motivou a criação do sistema. Segundo ela, as empresas só têm acesso à opinião de 4% dos clientes insatisfeitos; 91% não voltam mais e 79% relatam sua experiência para, pelo menos, outras 20 pessoas. “O Avalio tem como objetivo aproximar o cliente da empresa e resolver o problema dele antes que a reclamação se torne pública. Tudo de uma maneira segura, instantânea e confidencial”.

Pesquisa personalizada

O sistema, que tem desde planos gratuitos a opções de R$ 499 mensais, tem funcionamento simples. A empresa cria sua pesquisa personalizada. Podem ser questões de múltipla escolha, quantidade de estrelas, notas de 1 a 10, entre outras opções. Depois, divulga as formas de acesso à pesquisa e estimula os clientes a participarem. Após ser preenchida e enviada, na mesma hora, a empresa tem acesso às avaliações, através de relatórios consolidados com todas as avaliações, gráficos inteligentes e visão histórica.

Segundo Rafael Ramos, os clientes valorizam o atendimento personalizado e, mesmo os mais satisfeitos gostam de saber que aempresa está disposta a ouvi-lo. “É uma nova forma de fidelização e as empresas precisam estar abertas a ouvir reclamações e sugestões de melhorias”. Entre os principais clientes do Avalio estão o Werner Coiffeur, Hotel Praia Linda, Sol da Barra, e os restaurantes Gabbiano, Fellini e Espírito Santo.

Após seis meses de desenvolvimento e um investimento de R$ 400 mil, o sistema, que já vinha funcionando em estágio beta, foi lançado oficialmente no dia 21 de janeiro. Com cerca de 30 clientes no Rio de Janeiro, prevê uma expansão já em fevereiro para São Paulo e, a partir de abril, para outros estados brasileiros

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