Alimentação fora do lar Como preparar Temaki Califórnia, Anmitsu e Yakisoba Tradicional

Além de leve e saudável a culinária japonesa possui inúmeros segredos e técnicas milenares. Hoje a tendência dos pratos japoneses estão focados nos combinados de sushis, sashimis  e nos famosos temakis. A seguir, algumas receitas da culinária japonesa que podem ser consumidas sem que atrapalhem a dieta. São importantes as dicas para o preparo e o consumo adequados destas iguarias. 

1) Temaki Califórnia 

 Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

- 55 gr de arroz japonês

- 1/2 unidade(s) de nori

- 1 colher(es) (café) de gergelim

- 12 gr de manga

- 6 gr de pepino

- 20 gr de kani

Modo de preparo: Pegar o nori (alga) e colocar na palma da mão, espalhar o shari (arroz) do lado esquerdo da alga, espalhar o gergelim sobre o arroz. Colocar o pepino e a manga cortados em tiras e o kani-kama desfiado em cima do arroz. Enrolar em forma de um cone.

Dica: O temaki é uma preparação leve, com baixo valor calórico e bem equilibrado em termos de macronutrientes, ou seja, contém carboidrato (arroz), proteína (kani) e o gergelim que representa uma importante fonte de gordura. O nori e o pepino representam os vegetais, fontes de fibras. A quantidade de manga utilizada por porção agrega apenas em sabor. 

2) Anmitsu 

Categoria: Doces

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

- 2 xícara(s) (chá) de feijão azuki cozido(s)

- 3 1/4 xícara(s) (chá) de açúcar

- 2 colher(es) (chá) de agar-agar

- 500 ml de água

- 1 unidade(s) de manga em cubos pequenos

- quanto baste de uva

Modo de preparo: Bata no liquidificador o feijão com a água do cozimento. Depois passe na peneira e leve ao fogo junto com 3 xícaras(chá) de açúcar. Deixe engrossar. Em outra panela, coloque a água e o agar-agar. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois retire do fogo e acrescente 2 colheres(sopa) de açúcar. Misture. Em seguida, coloque em forminhas e deixe esfriar. Depois leve para a geladeira. Na hora de desinformar corte em cubos. Em uma taça coloque o creme de feijão. Deixe esfriar. Por cima, coloque as frutas picadas e o agar-agar em cubos.

Dica: Os doces japoneses não diferem muito dos doces tradicionais quanto à quantidade de açúcar utilizado. Como todo doce, esse também deve ser consumido com moderação, em virtude das calorias. Entretanto, diferentes da maioria dos doces tradicionais à base de açúcar e gordura, esse doce contém alguns ingredientes de excelente valor nutricional, como é o caso do feijão azuki, boa fonte de proteína vegetal, além de ser fonte de ferro, cálcio, potássio e rico em fibras, assim como o agar-agar, que é constituído de cerca de 80% de fibra. Essa grande quantidade de fibras contribui para um aumento da saciedade e ajuda na normalização do ritmo intestinal, características pouco comuns aos doces.

3) Yakisoba Tradicional

Categoria: Pratos Principais

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

- 3 colher(es) (sopa) de óleo de soja

- 200 gr de contrafilé em tiras

- 200 gr de filé de frango em tiras

- 100 gr de couve-flor em pedaços pequenos

- 1 unidade(s) de cenoura em tiras

- 100 ml de shoyu

- 1 unidade(s) de pimentão verde em cubos médios

- 1 unidade(s) de cebola em cubos médios

- 100 gr de champignon em conserva

- 3 pacote(s) de macarrão tipo lámem

Modo de preparo: Na wok, coloque o óleo de soja, doure as carnes, e o frango. Coloque a couve-flor, cenoura, o molho de soja, a cebola, o pimentão, champignon e por último o macarrão, pré-cozido. Coloque os temperos e sirva.

Dica: O yakisoba é uma preparação perfeita para ser servida como prato único, pois em sua constituição contém todos os ingredientes necessários para se montar um prato equilibrado: carboidrato, proteína e legumes. Entretanto, essa preparação utiliza uma grande quantidade de molho de soja, que é muito rico em sódio, nutriente que está associado à elevação da pressão arterial, por isto, pessoas hipertensas devem consumir o yakisoba em pequenas quantidades ou com moderação. 

O setor da alimentação carece de profissionais do ramo, aumentando assim a procura por cursos de especialização em culinária japonesa. Pensando em aproximar a culinária japonesa aos interessados no setor, desenvolvemos o “curso culinária japonesa” site desenvolvido em plataforma web voltado a cursos gastronômicos. O curso é dirigido a qualquer profissional, estudante ou simpatizante interessado no setor. Não é necessário qualificação prévia. O site oferece treinamento online por vídeo com textos explicativos.     CURSO CULINÁRIA  JAPONESA

CURSO CULINÁRIA JAPONESA

Deixe uma resposta