Alimentação fora do lar Confira como preparar saladas com folhas, legumes, camarão, lula, salmão, bacalhau, flores,...

Cada pessoa tem um hábito alimentar diferente para as refeições. Embora algumas achem que o jantar deve ser evitado ao máximo para perder alguns quilos, outras preferem pratos mais elaborados e completos devido a grande sensação de fome no período da noite.

Truques para preparar saladas saborosas

Realizar as três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) é essencial. Mas para evitar aquela sensação de estômago pesado e mal-estar antes de dormir, a dica é apostar nos alimentos mais saudáveis e fáceis de preparar.  Verão chegando nada melhor que uma salada refrescante e deliciosa.

Preparadas com um único vegetal, misturando legumes e verduras, acrescidas de frutas frescas ou secas, temperadas de infinitas maneiras, as saladas são indispensáveis à alimentação. Cruas ou cozidas, podem ser servidas tanto no verão como no inverno. Para preparar saladas saborosas e variadas, aproveite estes truques:

Vegetais Crus

Devem ser muito bem lavados, folha por folha, e depois bem escorridos. Para que possam ser mais bem saboreados, corte-os em pedaços grandes ou rasgue as folhas com as mãos. Alface, escarola, agrião, rúcula, mostarda, e até mesmo espinafre cru, ficam deliciosos se temperados apenas com sal, pimenta-do reino, azeite e limão(há quem prefira vinagre). Não devem ser temperadas com antecedência, mas só no momento de servir.

Repolho

Para ficar crocante, deve ser cortado ao meio e deixado de molho em água gelada com sal. Depois, é só escorrer bem e cortar em tirinhas.

Tomate

Normalmente solta muita água. evite isso fazendo assim: corte-o em rodelas ou gomos, retire as sementes, polvilhe sal e deixe repousar por 10 minutos. Escorra e acrescente a salada.

Cenoura

Crua ou ralada tende escurecer. Evite isso regando-a com suco de limão.

Pepinos

Não ficam amargos se você cortar as pontas e esfregá-las nas extremidades com esses pedaços cortados até fazer espuma. Retire primeira rodela de cada ponta e descasque quase por completo, deixando tiras muito finas de casca para ajudar na digestão. Esfregue um pouco de sal, deixe descansar 10 minutos para perder o excesso de água. Depois de escorrer bem é só fatiar ou cortar a gosto, acrescentar a outros ingredientes ou somente o pepino, temperado a gosto.

Cebola

Perde a acidez se preparada assim: pique ou fatie em rodelas, despeje numa paneira e leve por um instante numa panela com água fervente. Retire imediatamente para não cozinhar, espere esfriar bem e utilize sozinha ou acompanhada por outros ingredientes.

Salsão(aipo) e Erva-doce

Devem ser bem lavados. Antes de picar ou fatiar, retire os fios que ficam no sentido do comprimento.

Vegetais em lata

Devem ser escorridos, regados com água morna e novamente escorridos, para serem utilizados bem sequinhos.

Carnes e Peixes em conserva

Só devem ser acrescentados a uma salada quando estiverem bem escorridos.

Arroz, Macarrão ou Feijão

Também podem ser utilizados em saladas. Mas lembre-se que devem estar cozidos “al-dente”, isto é não podem estar moles. O cozimento, em todos os esses casos, é feito em água com sal.

Frutas Secas

Dão sabor especial às saladas. Ameixas secas picadas ou uvas-passas combinam bem com saladas temperadas com molho grosso, tipo maionese.

Frutas Frescas

Também pode ser utilizadas em saladas. Mas cuidado! A maça, por exemplo, deve ser picada e salpicada com suco de limão para não escurecer. Abacaxi picadinho solta muita água e só deve ser acrescentado na hora de servir. O mesmo acontece com melão e laranja. A manga também é um excelente ingrediente. Fora outras frutas cítricas.

Varie o Molho

Acrescente restos de aves cozidas ou carne desfiada, junte queijo prato, branco ou mozarela picados, tempere com ervas aromáticas e você poderá criar, a cada dia, novas super saladas.

Abaixo ao Preconceito

Muitos vegetais podem ser consumidos crus, como é o caso da couve-flor(retire bem os talos), dos cogumelos(corte em lâminas finas), da beterraba e da abobrinha(ambas ficam ótimas raladas). Experimente novos usos para legumes e verduras, o problema é apenas falta de costume. Ouse que com o tempo suas saladas serão sempre bem vindas.

Saladas saborosas e leves no verão

O calor chegou com tudo e os dias quentes pedem refeições mais leves, por isso as saladas são uma aposta certa para as refeições do dia a dia ou para incrementar jantar com amigos ou festas de família. Cansou das receitas tradicionais e quer inovar o cardápio para estas ocasiões? Aqui estão diversas sugestões, desde saladas simples até pratos mais elaborados. Confira como prepará-las. Entre os ingredientes, estão folhas variadas, camarão, lula, amêndoa, salmão defumado, bacalhau, flores comestíveis, manga, melancia e até café. Bom apetite!

Salada malfitana

1 SALADA MALFITANA

Ingredientes

1 kg de camarão rosa grande

400 gramas de alface romana

2 talos de erva doce

500 ml de vinagre balsâmico

100 ml de azeite extra virgem

3 colheres de sopa de mel de laranjeira

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhe em 500 ml de água os camarões temperados com sal e pimenta a gosto. Em outra panela, deixe o vinagre balsâmico reduzir pela metade. Adicione o mel e o azeite. Disponha as folhas e a erva doce cortadas à juliene. Em um prato junte os camarões e tempere com o molho de vinagre reduzido, azeite e mel. Rendimento: 4 porções (restaurante Sallvattore).

Mix de folhas e rabanete ao erva doce

2 MIX DE CARPATIO

Ingredientes

1/2 maço de alface crespa roxa

1/2 maço de radicchio

1/2 maço de alface frise

1/2 maço de rúcula

1/2 maço de agrião

2 rabanetes

150 ml de azeite

1/2 cebola

50 g de semente de erva doce

Sal a gosto

Modo de preparo: Higienizar as folhas e reservar. Cortar o rabanete em rodelas bem fininhas, colocar num bowl com gelo e deixar por 15 minutos. Para o molho, juntar o azeite, a cebola cortada em cubos pequenos, a erva-doce e o sal. Montar as folhas como buquê com o carpaccio de rabanete. Regar com molho e servir. Rendimento: 2 porções (restaurante Uni – MASP)

Insalata Mista con Tonno

3 INSALATA MISTA TONNO

Ingredientes

80 g de alface americana picada

40 g de alface crespa

40 g de rúcula baby

100 g de tomate caqui

10 g de cebola fatiada em rodelas

½ lata de atum

4 azeitonas pretas

150 g de palmito

Molho

30 ml de azeite balsâmico

90 ml azeite

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma travessa e tempere a gosto com o molho. Rendimento: 1 porção (restaurante Andiamo)

Shrimp Salad

4 SHRIMP SALAD

Ingredientes

150 ml de vinho branco seco

40 g de queijo parmesão ralado

20 g de sal

5 g de mix de ervas (sálvia, alecrim, salsa)

400 g de camarão descascado e limpo

400 g ou 1 maço pequeno de alface americana

100 g de kani kama

40 g de ricota ralada

100 g de crouton

Modo de preparo: Branquear o camarão, utilizando 1 litro de água fervente e o vinho, escorrer e temperar com o sal, e as ervas, reservar. Lavar as folhas de alface. Rasgar as folhas de alface de acordo com a sua preferência. Dispor as folhas em prato grande para a salada. Adicionar sobre as folhas de alface, o kani Kama desfiado, a ricota ralada, o parmesão ralado, e por último os croutons. Servir em seguida. Rendimento: 8 a 10 porções (restaurante Vivenda do Camarão)

Salada mediterrânea

5 SALADA MEDITERRÃNEA

Ingredientes

Rúcula

Alface roxa

2 figos

50g de jámon Serrano Fatiado bem fino

1 burrata

Sal negro

Zest de limão siciliano

80ml de azeite extra virgem

20g de geleia de malbec

Flor de sal

Pimenta do reino branca (moída na hora)

Para o molho

Em um bowl, misture a geleia com 60ml de azeite, aos poucos com ajuda de um fouet (batedor de arame). Quando estiver bem emulsionado, tempere com flor de sal e pimenta do reino branca moída na hora.

Montagem da salada

Prepare um mix das folhas, misture algumas fatias de figo e cubra com laminas de jámon. Ao lado coloque a burrada e tempere com sal negro, zest de limão siciliano e um fio de azeite. Sirva com o molho a parte. Obs: é importante que a burrada esteja gelada.(Le Vin Bistrô)

Salada com queijo de cabra quente

6 SALADA QUEIJO CABRA QUENTE

Ingredientes

10 g de endívias brancas

50 g de queijo crotin

15 g de brioche

25 ml de vinagrete de mostarda

05 g de alface americano

05 g de alface lolo bionda

05 g de alface lolo rossa

05 g de alface frisée

05 g de alface romana

05 g de agrião

05 g de rúcula

Vinagrete de mostarda

100 ml de óleo de oliva extra virgem

10 g de mostarda de Dijon

05 ml de vinagre de vinho branco de boa qualidade

01 gema de ovo

Sal refinado a gosto

Pimenta branca em grãos moída na hora a gosto

Modo de preparo: Lave as endívias e as demais folhas em água corrente, deixe de molho em uma pastilha de cloro por aproximadamente 10 minutos, escorra e seque-as, reserve.

Modo de preparo do vinagrete: Em uma tigela de inox ou vidro, coloque a gema de ovo e com um fuet ( batedor de arame ), misture, adicionando o óleo de oliva extra virgem em fios, até que a mistura fique consistente e clara, adicione a mostarda, o vinagre e tempere com sal refinado e pimenta branca em grãos moída na hora.

Modo de preparo para o queijo de cabra: Corte o crotin em três partes iguais e corte a brioche em três círculos com o diâmetro aproximado dos crotins, com 1 cm de espessura. Coloque os crotins sobre os brioches e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° até que os brioches estejam dourados e o queijo bem quente. Finalização: junte todas as folhas e tempere com o vinagrete de mostarda, coloque no centro do prato ou recipiente apropriado para o serviço e distribua os queijos de cabra quentes. Sirva imediatamente. Dica do chef: Pode ser feito com pão adormecido ao invés do brioche. (Le Vin Bistrô)

Salada Tunisiana

7 SALADA TUNISIANA

Ingredientes

100 g folhas variadas

50 g amêndoas sem pele lascadas e torradas

¼ pimentão vermelho sem pele e sem semente

¼ pimentão amarelo sem pele e sem semente

Ingredientes para o couscous

140 g couscous marroquino

140 ml caldo de galinha ou água

1 colher de sopa passas brancas

1 colher de sopa passas pretas

Quanto baste de canela em pó

suco de ½ limão

2 colheres de sopa de azeite

1 colher coentro picado

50 g frango cozido desfiado

Ingredientes para o molho

1 xícara de folhas e talos de agrião

1 colher de sopa de manjericão

1 colher de sopa de salsinha

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Suco de ½ limão

1 xícara de azeite

½ xícara de suco de laranja

½ dente de alho

1 colher de chá de sal

Modo de preparo do couscous: Ferva o caldo com as passas, a canela e o azeite, retire do fogo e coloque o couscous todo de uma vez, mexa e abafe por 5 minutos. Misture o frango, o suco de limão, o coentro e reserve.

Modo de preparo do molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Montagem do prato

Coloque o couscous no centro do prato, disponha as folhas ao redor e enfeite com o pimentão cortado em tirinhas e as amêndoas. (Mercearia do Conde)

Caesar Salad

8 CAESER SALAD

Ingredientes

100 g de filé de frango (grelhado em tiras)

100 g de alface americana rasgada

100 g de croutons

20 g de parmesão em lascas

Molho Caesar

Ingredientes

250 g de maionese

250 g de creme de leite

250 g de azeite

1 xíc. de chá de salsinha

100 g de parmesão

1 colher de alho triturado

Modo de preparo do molho: Adicione todos os ingredientes em um liquidificador. Bata até adquirir um creme homogêneo.

Modo de preparo da salada: Coloque no meio de um prato a alface deixando um montinho; Corte o frango grelhado em tiras e acomode-os aleatoriamente em cima da alface; Espalhe o molho caesar em cima do frango; Espalhe levemente o queijo parmesão por cima de tudo. Sugestão da Risotto Mix

Salada Caprese

9 SALADA CAMPRESE

Ingredientes

50 g de rúcula

06 rodelas de tomate fresco maduro

06 rodelas de mozzarela de búfala

06 pedaços de tomate seco

06 folhas de manjericão

50 ml de molho rosé

Molho de preparo: Em uma frigideira, adicione todos os ingredientes, leve ao fogo, deixe ferver por aproximadamente 4 minutos. Distribua em um prato as folhas de rúcula (formando uma cama). Em forma de círculo, coloque as rodelas de tomates intercalando com as rodelas de mozzarela de búfala com uma folha de manjericão em cima de cada uma. Finalize com tomate seco por cima de cada folha de manjericão. Sugestão da (Risotto Mi)

Salada da Horta

9 SALADA DA HORTA

Ingredientes

70 g de alface rasgada

30 g de cenoura ralada

30 g de rúcula

20 g de cebola em rodelas

20 g de parmesão em lascas

04 rodelas de tomate fresco maduro

04 florestes de brócolis

Modo de preparo: Coloque em um prato (quadrado) a alface e a rúcula misturadas, dando altura para as folhas. Distribua os demais ingredientes, encaixando entre as folhas de forma harmoniosa. Por fim espalhe as lascas de parmesão. Molho cítrico é um bom acompanhamento. (Risotto Mix).

Salada Italiana

10 SALADA ITALIANA

Ingredientes

50 g de alface rasgada

50 g de rúcula

06 rodelas de tomate fresco

06 rodelas de tomate seco

20 g de parmesão em lascas

10 g de bacon em cubos frito

5 g ( 1 colher de chá) de alho frito

50 ml de molho especial

Modo de preparo:Coloque em um prato (quadrado) a alface e a rúcula misturadas, dando altura para as folhas. Distribua os demais ingredientes, encaixando entre as folhas de forma harmoniosa. Por fim espalhe as lascas de parmesão. Molho cítrico é um bom acompanhamento. (Risotto Mix)

Abobrinha Recheada com Aveia

12 ABROBRINHA E AVEIA

Ingredientes

3 abobrinhas médias lavadas (390 g)

½ cebola picada em cubos pequenos (68 g)

½ tomate picado em cubos pequenos (62 g)

folhas lavadas de 6 ramos de tomilho (2 g)

3 colheres (chá) de Quaker Aveia em Flocos (20 g)

sal e pimenta-do-reino recém-moída

óleo para untar

Modo de preparo: Corte as abobrinhas ao meio, no sentido do comprimento e, com uma faca pequena e afiada, corte a polpa de cada uma, retirando-a com uma colher e picando em seguida. Reserve as cavidades de abobrinha e a polpa picada em recipientes separados.

Em uma frigideira teflonada, coloque a cebola, o tomate e as folhas de tomilho. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 1 a 2 minutos. Adicione a abobrinha picada, a aveia e refogue por mais dois 2 minutos, ou até que todos os ingredientes fiquem macios. Tempere com sal e pimenta a gosto e apague o fogo.

Preencha a cavidade de cada abobrinha com este recheio, disponha em uma assadeira untada e leve ao forno médio (180ºC), previamente aquecido. Asse por cerca de 10 minutos, ou até que as abobrinhas estejam macias.

Dicas: Para ganhar tempo, cozinhe as abobrinhas no micro-ondas: 4 minutos na potência média são suficientes para que elas fiquem macias.

Para saber se as abobrinhas estão assadas no ponto certo, espete-as com a ponta de um garfo: ele deve sair com facilidade, mantendo o formato do legume.

Rendimento: 3 porções, Tempo de preparo: 10 minutos (Quaker).

Galette de Aveia e Cenoura

13 GALETTE AVEIA E CENOURA

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite (26 ml)

3 colheres (sopa) de cebola picada (25 g)

1 ½ xícara (chá) de cenoura ralada em ralo grosso (100 g)

1 xícara (chá) de Quaker Aveia em Flocos Regulares (90 g)

2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 g)

1 colher (chá) de gengibre ralado (3 g)

1 ovo (50 g)

½ xícara (chá) de castanha-do-Brasil picada (60 g)

sal e pimenta-do-reino recém-moída

fio de azeite

Modo de preparo: Aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente a cenoura, refogue por 3 minutos e desligue o fogo. Coloque no processador, bata por 2 minutos e reserve esse purê. Em uma tigela, misture a aveia com ¼ xícara (chá) de água (50 ml) e deixe hidratar por 10 minutos. Junte o purê reservado, a salsinha, o gengibre, o ovo, a castanha e tempere com sal e pimenta. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por 15 minutos. Aqueça uma frigideira teflonada em fogo baixo e unte-a com um fio de azeite. Acomode no centro da frigideira, um aro redondo (8 cm de diâmetro) e preencha-o com 4 colheres (sopa) da massa de cenoura e aveia, obtendo uma galette com 1 cm de altura. Grelhe, por cerca de 3 minutos, retire o aro e, com ajuda de uma espátula, vire delicadamente. Deixe grelhar o outro lado por 1 minuto ou até que fique dourado. Passe para um prato aquecido e repita o processo até utilizar toda a massa. Sirva em seguida, acompanhado de um buquê de folhas verdes e vinagrete. Dica: Esta receita pode ser elaborada com outros peixes, como cação, merluza, pintado ou porquinho. Rendimento: 6 unidades. Tempo de Preparo: 20 minutos (Quaker).

Salada de Couscous, beterraba e Frutos do Mar

14 SALADA DE COUSCOUS BETERRABA E FRUTOS DO MAR

Ingredientes

1kg de couscous marroquino

200g de ervilha fresca

400g de polvo

650g de lula

1 maço de mini agrião

½ sache de hondashi (tempero japonês)

½ limão

25ml de óleo

1 pitada de sal

Vinagrete de limão siciliano

Ingredientes

150ml de azeite

Raspas de gengibre

40ml de suco de limão siciliano

4 zests de limão siciliano (raspas da casca do limão, a parte amarela)

Uma pitada de sal

Uma pitada de pimenta do reino

Modo de preparo: Lave a beterraba e o agrião. Asse a beterraba envolta em papel alumínio até que fique tenra. Após esfriar, descasque e corte em cubinhos. Limpe a lula e o polvo. Em uma panela, ponha para ferver 2l de água com sal e suco de limão. Escalde as lulas já cortadas em anéis e o polvo ainda inteiro nesta mistura fervente. Depois de frio, lamine na vertical os tentáculos do polvo. Em outra panela com água fervente e sal, escalde as ervilhas frescas. Hidrate o couscous com o caldo do hondashi já diluído em água quente. Junte todos os ingredientes e misture bem. Acerte o sal e finalizar com o agrião e o vinagrete. Observações: Cuidado para não cozinhar demais os frutos do mar/ Mexa sempre o couscous para não empelotar / Sirva frio/ Prazo de validade: 3 dias em geladeira.

Modo de preparo: Misture o suco de limão, o gengibre, sal e a pimenta. Sem parar de bater com força, adicione o azeite em fio. Bater até emulsificar e ficar com aparência cremosa. (Arroz de Festa)

Salada de lentilha, bacalhau e cebolas

15 SALADA LENTILHAS E BACALHAU

Ingredientes

1 kg de lentilhas secas

500 gramas de bacalhau

300 gramas de cebolas em anéis

100 ml de azeite extra virgem

Sal a gosto

Pimenta do reino quanto baste.

Modo de preparo: Deixe a lentilha de molho por 3 horas. Dessalgue o bacalhau por 12 horas. Cozin,he o bacalhau por 5 minutos, escorra e guarde a água. Cozinhe as lentilhas na água do bacalhau, até ficarem al dente. Desmanche os anéis de cebola e mergulhe em óleo fervente até dourar. Depois de fria, tempere a lentilha com azeite extra virgem e pimenta do reino. Refogue o bacalhau em azeite extra virgem e, depois de frio, adicione à lentilha. Coloque em uma travessa e decore com as cebolas confitadas. (Arroz de festa).

Salada de tâmaras com coalhada

16 SALADA TAMARAS COM COALHADA

Ingredientes

200 g de tâmaras secas e sem caroço

Uma colher de café de Garan Masala

Uma pitada de sal

¼ de xíc. de azeite

150 g de cebola picada e dourada, em óleo

½ mg de salsa picada

200 g de trigo para quibe

Modo de preparo: Coloque o quibe de molho por 3 horas, escorra o trigo e depois esprema para sair o excesso de água. No processador, processe a tâmara junto com a cebola. Misture todos os ingredientes e acerte o sal. Junte acompanhado de coalhada seca, porque fica um casamento perfeito a acidez da coalhada com a doçura da tâmara. Finalize com amêndoas (opcional).

Ingredientes para tomatinho cereja recheado com chanclish

20 tomatinhos cereja

100 gramas de chanclish

2 raminhos de tomilho

50 ml de creme de leite

Modo de preparo do tomate: Amasse o chanclish com ajuda de um garfo, junte o creme de leite e misture bem. Recheie os tomatinhos com ajuda de um saco de confeiteiro e finalize com tomilho. Rendimento: 12 porções. Tempo de Preparo: 30 min (Arroz de festa).

Salada da Aninha

17 SALADA ANINHA

Ingredientes

Folhas verdes (Alface, rúcula, agrião)

2 figos

30 g de parmesão ralado em tiras

1 colher (chá) de pinoles (nozes ou avelã)

Para o molho principal

1colher (sopa) de mostarda em grãos

2 colheres (sopa) de azeite extra virgem

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino branca

1 colher (chá) de aceto balsâmico

Para o segundo molho: caramelo de aceto

1 xícara de aceto balsâmico

¼ xícara de açúcar

¼ xícara de agua

Modo de preparo do molho principal: Misture todos os ingredientes do molho e bata um pouco no liquidificador até emulsionar.

Modo de preparo do segundo molho: Misture todo numa panela e aqueça até o açúcar dissolver e o liquido reduzir 40%. Dica: Deixe esfriar. Cuidado com não reduzir demais para que não fique um caramelo duro

Montagem

Coloque as folhas no meio do prato. Numa panela antiaderente, coloque um pouco de açúcar e deixe derreter. Fatie os figos ao meio e coloque-os neste açúcar derretido para grelhar. Disponha os figos grelhados nas laterais do prato. Espalhe o primeiro molho por cima. Adicione o parmesão e os pinoles para finalizar. E coloque um pouco do segundo molho para temperar. Rendimento: 1 porção (restaurante Oba)

Laab Gai – Tailândia

18 SALADA LEAD GAI TAILÃNDIA

Salada de frango picado com ervas frescas para comer na alface. Um laab é uma salada muito antiga e alguns dizem que tem as mesmas origens que o “steak tartare”. Eles são feitos de carne picada finamente e depois cozida num molho temperado com chilli em pó. É acompanhado também de vários elementos aromáticos como: cebola roxa, hortelã, e coentro. A liga da salada é feita com arroz assado.

Ingredientes

250 g de coxa de frango sem pele

2 pitadas grandes de sal

1 dente de alho grande finamente picado

5 colheres de sopa de caldo de frango

Uma pitada grande de açúcar

3 colheres de sopa de suco de limão

Uma pitada grande de chilli em pó

1 colher de sopa molho de peixe tailandês

50 g de cebola roxa finamente fatiada

1 punhado de mistura de folhas de hortelã, coentro e manjericão

1 colher de arroz assado e moído no pilão

Folhas de alface americana

Modo de preparo: Picar finamente na faca o frango com sal e alho (na cozinha Tai evitamos moer os elementos com máquina… quando você substitui a carne moída e utiliza carne finamente picada com uma faca bem afiada, o resultado é mais leve e esponjoso e evita que a carne se oxide ao ser exposta por muito tempo ao ar quando você já compra ela moída). Esquente o caldo de frango e tempere com sal e açúcar. Agregue o frango e cozinhe em fogo bem baixo, até que esteja cozido (só uns 3 ou 4 minutos para que não fique duro). Agregue o limão, pimenta em pó e molho de peixe. Mescle a cebola roxa e as ervas. Experimente e ajuste o tempero: a salada deve ter um sabor meio apimentado, amargo e salgado. Agregue o arroz assado em pó no final. Sirva com pequenas folhas de alface americana para que os convidados coloquem o laab gai dentro para comer.

Arroz assado moído: utilizado como liga em saladas. Para fazer, frite numa panela sem azeite grãos crus de arroz moti branco (arroz glutinoso) em fogo muito baixo. Mexa até que eles fiquem bem dourados e perfumados. O arroz deve ter um aroma semelhante ao de nozes e ficar cozido. Se não estiver suficientemente assado, é indigesto. Esfriar e amassar no pilão até obter um pó fino. (restaurante Oba)

Calamares Manches

19 CALAMARES MANCHES

Ingredientes

1kg de lula fresca limpa e cortada em anéis

3 colheres de sopa de molho shoyu

1 kg de beterraba

3 colheres de azeite

½ colher de chá de gengibre picado

1 dente de alho picado

½ pimenta habanero picada (pode ser substituída pela pimenta de cheiro)

½ xícara de suco de limão

1 xícara de suco de laranja

sal e pimenta

Modo de preparo

Marine a lula em ¼ de xícara de azeite e o molho shoyu. Em uma panela, refogue no azeite o gengibre, a pimenta e o alho. Acrescente as lulas e continue refogando. Coloque os sucos de limão e laranja e acrescente a beterraba. Refogue mais um pouco e sirva acompanhado de uma saladinha. (restaurante Oba).

Ginger Salad

20 GINGER SALAD

Ingredientes para o molho

30 ml de vinagre

20 ml de tempero mirin

40ml oleo de canola

1/8 cebola media

meia cenoura,

pedaço de gengibre pequeno

Modo de preparo: Bata a cebola e o gengibre com 1 pitada de sal no liquidificador; acrescente os outros itens menos a cenoura; acrescente a cenoura por ultimo com cuidado para não bater muito ela tem que ficar com pedacinhos crocantes; fazer uma salada de folhas verdes e cobrir com o molho e colocar por cima 50 g de salmão marinado no limão. Sugestão do Sushibol Lounge

Salada ao Molho de Laranja com Manga

21 SALADA LARANJA E MANGA

Ingredientes

1 embalagem de Sêmola Pena Adria (500g)

2 cenouras médias, raladas

1 manga madura, em fatias

1 xícara (chá) de uvas passas pretas

1 ½ xícara (chá) de creme de leite

½ xícara (chá) de suco de laranja

raspas de laranja a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

folhas de alface

Modo de Preparo: Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Num refratário grande, junte a massa, a cenoura, a manga, as uvas passas, mexa delicadamente e reserve. Prepare o molho de laranja. Numa tigela pequena, junte o suco de laranja, o creme de leite, as raspas de laranja e com a ajuda de um batedor de arame misture bem até envolver todos os ingredientes. Tempere o molho com sal e pimenta-do-reino. Regue a salada, enfeite com folhas de alface e sirva a seguir.

Toque do Chef: Monte a salada em porções individuais. Disponha sobre cada prato folhas de alface que podem ser de diferentes qualidades. Recheie com os ingredientes da salada e regue com o molho de laranja. Mantenha na geladeira até o momento de servir. Rendimento: 8 porções. Calorias por porção: 443 Kcal

Salada Boa Forma

22 SALADA BOA FORMA

Ingredientes

1 cenoura

1 vidro de palmito (300g)

1 colher (sobremesa) de orégano seco

1 alface americana, lavada

1/2 maço de agrião, lavado

2 tomates grandes, cortados em gomos

Para o molho

1/2 xícara (chá) de SupraSoy Light (50g)

1 colher (chá) de azeite

1 colher (sopa) de suco de limão

1/2 colher (chá) de sal

folhas de hortelã picadas a gosto

Modo de Preparo: Corte a cenoura em fatias finas, com a ajuda de um descascador de legumes. Corte o palmito em pedaços e tempere-os com o orégano. Acomode na ponta de cada tira de cenoura um pedaço de palmito temperado e em seguida enrole. Coloque as “trouxinhas” de cenoura e palmito na parte central de uma travessa, e ao redor delas distribua as folhas de alface e agrião. Finalize a montagem cobrindo as laterais da travessa com os gomos de tomate. Prepare o molho: coloque numa tigelinha o SupraSoy, junte 4 colheres (sopa) de água, o azeite, o suco de limão, o sal e as folhas de hortelã picadas, misturando nem. Sirva a salada e o molho acompanhando carnes brancas grelhadas. Rendimento: 6 porções (SupraSoy).

Salada de gambas com shitake e ponta de aspargos

23 SALADA GAMBAS SHITAKE E ASPARGOS

Ingredientes

½ pé de alface

2 aspargos verdes frescos

4 camarões pequenos

50 g de shitake

1 dente de algo picado

2 colheres (sopa) de azeite

50 g de amêndoas trituradas

1 ovo

Sal e limão para temperar

Modo de preparo: Saltear os camarões com o alho e o shitake em azeite. Cortar as pontas dos aspargos, mergulhar no ovo e passar na amêndoa triturada. Fritar em azeite. No prato monte a salada com a alface lavada, os camarões e shitake e finalize com as pontas de aspargos. (A Bela Sintra)

Receita saladinha de endívia com raspa de bacalhau

24 SALADA  ENDIVIA COM BACALHAU

Ingredientes

100 g de lombo de bacalhau dessalgado

01 bandeja de endívias

01 colher de chá de azeite de oliva

Raspa de limão siciliano

Modo de preparo: Corte todo lombo de bacalhau fino com o formato da endívia. Adicione o azeite e a raspa do limão siciliano, a gosto. Sirva.  (SassáSush).

Salpicão de atum com abacaxi

24 SALPICÃO ATUM E ABACAXI

Ingredientes

2 latas de atum, escorrido

2 latas de seleta de legumes, escorridas

1 xícara (chá) de abacaxi em calda, escorrido e picado

2 maçãs Fuji, sem casca e picadas

1 xícara (chá) de uvas passas pretas

½ xícara (chá) de erva doce, picado

½ xícara (chá) de salsão, picado

½ xícara (chá) de salsinha, picada

Para Temperar

4 colheres (sopa) de azeite

1 dente de alho, picados

suco de 1 limão pequeno

4 colheres (sopa) de maionese

sal e orégano a gosto

Modo de Preparo: Em uma travessa grande, junte todos os ingredientes do salpicão e reserve. Tempere com o azeite, o alho, o limão e o orégano. Acerte o sal, acrescente a maionese, mexa delicadamente e sirva a seguir. Rendimento: 8 porções (Abeaço).

Salada Vila Moema

26 SALADA VILA MOEMA

Ingredientes

Endívias (03 folhas)

Feijão de corda cozido

Atum sólido

Tomate seco

Queijo coalho em cubos

Caponata de berinjela

Fundo de alcachofra

Palmito pupunha

Tomates cereja

Mozzarela de búfala em cubos

Azeitonas chilenas

Molho pesto de manjericão

Modo de Preparo: Soltar o atum com as mãos e misturar com o feijão de corda. (Reservar) Picar o tomate seco e misturar com o queijo coalho. (Reservar) Rechear as folhas de endívia, uma com a mistura do atum e feijão de corda, uma com a mistura do tomate seco com o queijo coalho e a última com a caponata de berinjela. Colocar no prato. Cortar o palmito na diagonal e ir montando junto com as endívias e o fundo de alcachofra. Decorar com os tomates cereja, cortados ao meio, a mozzarela de búfala e as azeitonas chilenas. Ao final regar com o molho pesto de manjericão a gosto. Rendimento: Uma porção para duas pessoas Tempo de Preparo: 10 minutos (Vila Moema).

Salada Italiana

27 SALADA ITALIANA

Ingredientes

10 folhas de rúcula

4 fatias de presunto de parma enroladas

Alcachofra em conserva ( a gosto)

Queijo Parmesão ralado ( a gosto)

4 fatias tomate

Modo de montagem da salada: Separar o prato para a salada. Colocar as folhas de rúcula no centro do prato. Acrescentar 2 fatias de tomates com o presunto com o enrolado de presunto de Parma. Coloque a alcachofra sobre a rúcula e intercale com as fatias de tomate. Decorar com queijo parmesão ralado. Rendimento: 2 porções / Prato médio. Tempo de preparo: 2 minutos  (1900 Pizzari).

Salada Maya

28 SALADA MAIA

Ingredientes

Mix de folhas verdes (alface americana, alface crespa verde e alface crespa roxa)

1pimentão pequeno assado

1 peito de frango grelhado cortado em tiras

3 tomates cerejas cortados ao meio

2 cestas de tortilla de trigo frita

Guacamole

1 abacate pequeno

½ tomate pequeno cortado em cubinhos

½ cebola roxa cortada em cubinhos

Coentro picado a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Azeite a gosto

1 limão

Sour cream

200ml de creme de leite

1 colher (sopa) de iogurte natural.

Modo de preparo: Lavar e cortar bem as folhas de alface e reservar. Colocar o pimentão na chama viva do fogão e torrar bem a casca até ela queimar completamente, retirar a casca em água corrente, cortar o pimentão em tiras e reservar.

Guacamole: Retirar a polpa do abacate e colocar suco de meio limão, incorporar o tomate em cubos, a cebola, o coentro e temperar com sal, azeite e pimenta do reino. Provar tempero e reservar.

Sour cream: Colocar o creme de leite na batedeira e bater até fica com consistência de iogurte, agregar sal, suco de limão e o iogurte natural. Retificar tempero e reservar.

Montagem do prato: Colocar as folhas cortadas dentro da tortilla de trigo, colocar 3 colheres de guacamole e 3 de sour cream intercaladas nas beiras da tortilla. Colocar as tiras de pimentão e frango por cima das folhas e o tomate cereja. Tempo de preparo: 40 minutos. Rendimento: 2 porções (Pé de Manga).

Carpaccio Salada

29 CAPATIO SALADA

Ingredientes

8 a 10 fatias de carpaccio congelado

Mix de folhas verdes (1 folha de alface crespa verde, 1 folha de alface crespa roxa e 1 folha de alface americano) lavadas, secas e cortadas

50g de parmesão ralado

2 fatias de pão de forma cortadas em quartos e torradas

2 colheres (sopa) de molho de alcaparras.

Molho de alcaparras

3 colheres (sopa) de azeite extra virgem.

1 colher (sopa) cheia de alcaparras

Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Lavar as alcaparras. Colocar no liquidificador as alcaparras e o azeite, bater até misturar tudo. Temperar com pimenta do reino a gosto e sal se precisar. Lembre que as alcaparras já estão salgadas e são lavadas para perder o excesso de sal.

Montagem: Colocar num prato 8 a 10 fatias congeladas de carpaccio (até preencher o prato) e esperar descongelar por 7 minutos. Colocar as duas colheres de sopa do molho de alcaparras e espalhar por inteiro pelo carpaccio. Polvilhar o parmesão e colocar no meio do carpaccio as folhas de alface cortadas. Decorar com as torradas e servir. Sugestão do Coutinho Rendimento: 1 porção. Tempo de preparo: 10 minutos (Boteco Coutinho / chef Edilson Nunes).

Salada Oriental Detox

30 SALADA ORIENTAL DETOX

Ingredientes

Mix de folhas verdes

30 g de cenoura ralada

30 g de pepino em cubos

30 g de abacaxi em pedaços

70 g de camarão fresco cozido

50 g de molho Oriental

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes numa saladeira e misture bem. Sirva à seguir. (Salad Creations).

 

faixa_face-1

Deixe uma resposta