Alimentação fora do lar Alimentação Confira um roteiro gastronômico imperdível pelo Centro de São Paulo

São Paulo é sempre sinônimo de abrigo de multiculturas. E o Centro , como não poderia deixar de ser, traduz sua diversidade também na gastronomia. Restaurante árabe, brasileiro, português, peruano e até africano são encontrados no coração da capital paulista. É comida para todos os gostos e, principalmente, todos os bolsos – com seus preços muito amigáveis.

Em todos os cantos do Centro, em meio a tanta muvuca, é sim possível encontrar paraísos gastronômicos. Ficou com água na boca? Então confira abaixo restaurantes no Centro de SP que vale a pena conhecer !

Rinconcito Peruano

CONFIRA - RINCONCITO PERUANO

Localizado em uma construção escondida, no alto de uma escadaria no centro de São Paulo, o Riconcito Peruano traz a verdadeira gastronomia peruana nas mãos do chef, e ex-camelô, Edgar Villar. Não espere um ambiente chique de restaurante, mas sim uma decoração simples, que respira o país de origem do chef. No cardápio, a grande estrela, pratos como: Caldo de Gallina, Arroz com Pollo, Papa a la huancaina, Pollo Entero, Lomo a Lo Pobre, Tallarín Especial e muitas outras comidas típicas (num cardápio em portunhol).

Rinconcito Peruano – Endereço: Rua Aurora, 451 – Telefone: (11) 3361-2400

Bar da Dona Onça

CONFIRA - DONA ONÇA

Localizado no histórico Edifício Copan, o Bar da Dona Onça abriu as portas em abril de 2008, e trouxe uma boa opção para noite paulistana. Sua gastronomia tem diferentes influências culinárias dos quatro cantos do estado. Os destaques entre os petiscos e pratos são a Mini Rabada, feita na panela de pressão, a Fritada do Mar e Rio que leva camarão, peixe e lula, a Rabada de Boi, com polenta e agrião, além dos pratos do dia, como o Frango com Quiabo e lanches rápidos como o Hambúrguer de Foie Gras.

Bar da Dona Onça – Endereço: Av. Ipiranga, 200, Edifício Copan, lojas 27 e 29 – Telefone: (11) 3257-2016

Biyou’Z Restaurante Afro

CONFIRA - B`YOU´SLocalizado no Centro de São Paulo, mais especificamente na Rua Barão de Limeira, o Biyou’Z Restaurante Afro traz as delícias típicas africanas para a capital paulista. A proprietária do restaurante, dona Melanito é de Camarões e mistura especialidades de diversos lugares da África (como Congo, Senegal e Nigéria). No cardápio pratos exóticos ao paladar brasileiro, como o Kitoor (pasta de amendoim torrado com couve, fufu de arroz e galinha – foto), Mbongo Tchobi (Bagre com Mbongo, tempero africano, e mandioca) e outros para quem não gosta de se aventurar tanto, como o Joujou (Omelete com opções de recheio de tomate, sardinha, linguiça e presunto). Os praços mudam diariamente.

Biyou’Z Restaurante Afro – Endereço: Alameda Barão de Limeira, 19A

Rosa do Líbano

CONFIRA - ROSA DO LIBANOO Rosa do Líbano (antigo Habib Ali) é um restaurante localizado na agitada Av. Rio Branco, e foi fundado por uma família de libaneses. No local é possível encontrar diversos pratos como quibes, esfihas (nas versões aberta que é enorme e a fechada) e o “shawarma” (também chamado de kebab). Os pratos tradicionais, como “baba ghanoush”, homus, tabule e quibe cru, são sempre fresquinhos.

Rosa Do Líbano – Endereço: Avenida Rio Branco, 443

Arais do Carlinhos

CONFIRA - ARAISEm 1971, o armênio Missak Yaroussalian fundou o Carlinhos Restaurante, no Brás. Lá, ele criou a receita que ficaria conhecida como “arais”, grelhando pão sírio recheado de kafta bem temperada. O nome foi emprestado de uma receita libanesa (arayes). Em 2012, seus filhos e um sócio fundaram a primeira unidade do Arais do Carlinhos no Bom Retiro, ampliando o conceito do arais para outros recheios, cones e até sanduíches.

Arais do Carlinhos Bom Retiro – Endereço: Rua Correia de Melo, 103

Hamburgueria do Sujinho

CONFIRA - SUJINHOFamoso por suas bistecas, o Sujinho expandiu suas atividades com a Hamburgueria do Sujinho, que apostas nos pratos rápidos e um cardápio variado com diversas opções de hot-dogs, sanduíches clássicos e beirutes. No cardápio da casa existem opções de hambúrgueres de 80, 160 ou 250 gramas, preparados na grelha de carvão. Como sobremesa pode-se escolhe entre diversos sabores de sorvetes ou waffles.

Sujinho – Bisteca d´Ouro – Centro – Endereço: Avenida Ipiranga, 1058, Esquina com Av. Rio Branco.- Telefone: (11) 3229-9986

Apfel

CONFIRA - APFELA famoso restaurante vegetariano do Jardins, o Apfel, também possui uma unidade no centro. Com um sistema de buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas por um preço único, o restaurante agrada todos os públicos. Entre os destaques do cardápio estão nhoque de beterraba ao pesto, moqueca de tofu com algas marinhas, hambúrguer de banana com aveia, feijoada vegetariana e mais. O cardápio varia diariamente.

Apfel – Centro – Endereço: Rua Dom José De Barros, 99Telefone: (11) 3256-7909

Fuentes

CONFIRA - FLUENTESOs netos de Severino Fernandez hoje comandam o espanhol Fuentes, localizado Rua do Seminário, próximo ao Metrô São Bento. Mas foi o avô, fundador da casa em 1960, é quem construiu quase que por completo a história deste restaurante. A paella ganha aqui duas versões: a valenciana (com bacon e frango) e a marinheira (apenas com frutos do mar). O puchero (foto), outra iguaria tipicamente espanhola, ganha destaque no cardápio. A receita leva grão-de-bico, embutidos e legumes cozidos.

Fuentes – Endereço: Rua do Seminário, 149, Metrô São BentoTelefone: (11) 3228-1680

O Gato que Ri

CONFIRA - O GATO Q RIPróximo ao Largo do Arouche, o restaurante O Gato Que Ri é uma das cantinas mais tradicionais do Centro da cidade. Fundada em 1951 pelas mãos de Dona Amélia, a casa explora receitas clássicas da Bota e possui clientela fiel, apaixonada pelas massas artesanais. Pratos como o filé à parmegiana, o rondelli de presunto à romanesca e o badejo com batata sauté são favoritos e chegam à mesa com preços acessíveis. À noite, muitos optam pelas pizzas feitas no forno à lenha e com ingredientes frescos.

O Gato que Ri – Endereço: Largo Do Arouche, 37Telefone: (11) 3331-0089

La Casserole

CONFIRA - LA CASSEROLEFundado pelo casal francês Roger Henry e Fortunée em 1954, o La Casserole está localizado diante do Mercado de Flores do Largo do Arouche e explora as nuances da legítima cozinha francesa com inspiração contemporânea. O cenário histórico do centro de São Paulo se mistura ao clima de bistrô parisiense da casa. No fim da década de 80, a direção do restaurante ficou nas mãos da restauratrice Marie-France Henry, filha dos donos. Já a cozinha é comandada há 40 anos pelo chef Antônio Jerônimo da Silva. No cardápio, os pratos clássicos são preparados com excelência, como a perna de cordeiro assada com feijão-branco e o miolo de alcatra com foie gras, molho de vinho do Porto e batatas.

La Casserole – Endereço: Largo do Arouche, 346, Metrô RepúblicaTelefone: (11) 3331-6283

Café Girondino

CONFIRA - GIRONDINODe segunda a sexta, no horário do almoço, os três pavimentos do Café Girondino permanece lotado. Fundada em 1998, a casa tem decoração inspirada numa São Paulo antiga, do início do século passado. O bufê de saladas pode ser combinado com um grelhado ou, se preferir, o cliente experimenta pratos quentes como o raviolini de mussarela de búfala.

Café Girondino – Endereço: Rua Boa Vista, 365, Metrô São BentoTelefone: 3229-4574

Paribar

CONFIRA - PARIBARBatizado em 2005 como Santa Fé, o bar restaurante Paribar foi renomeado em abril de 2010 em homenagem ao Pastifício, Ristorante e Bar que funcionou no mesmo local entre 1949 e 1983. A casa abre para almoço, período em que oferece pratos com influência italiana. Local de encontro da boêmia paulista da década de 50, 60 e 70 o Paribar tem muitas história para contar. Reaberto em 2010 pelo chef e empresário Luiz Campiglia, a casa apresenta um tom clássico e mantém toda a tradição do imóvel como o toldo verde e branco, o balcão iluminado, as cadeiras de vime e a fachada de mármore italiano que foi totalmente recuperada. No cardápio figuram clássicos de boteco e aperitivos que homenageiam antigos bares da cidade. Destaques para Paddock – filé mignon aperitivo em tiras com molho mostarda; Barbazul – calabresa regada molho shoyu e cebolas; e Santa Fé – bruschetta de pão italiano, tomate em cubos com tempero especial e queijo brie.

Paribar – Endereço: Praça Dom José Gaspar, 42Telefone: (11) 3237-0771

Casa Mathilde

CONFIRA - MATHILDELocalizada na Praça Antonio Prado, 76, bem no Centro da cidade, a Casa Mathilde traz os verdadeiros doces portugueses em uma vitrine incrível. O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas, localidade do concelho de Sintra, paragem obrigatória para quem se deslocava à Vila. O local serve uma gama de doces portugueses, como o Pastel de Nata, Pastel de São Bento, Queijadinha e muitos outros.

Casa Mathilde – Endereço: Praça Antônio Prado, 76Telefone: (11) 3106-9605

Bar Brahma Centro

CONFIRA - BAR BRHAMAO Bar Brahma do Centro era reduto de intelectuais, músicos e políticos nas décadas de 50 e 60. O bar foi resgatado em 2001 pelos empresários Álvaro Aoas e Luis Marcelo, e hoje aposta temporadas fixas de nomes da velha-guarda do samba ou MPB em seu salão principal. São cerca de 1500 apresentações por ano. Entre elas, destaque para artistas como Cauby Peixoto, Demônios da Garoa, Mariana Belém e Elza Soares. Para beber, escolha entre as boas caipirinhas e o chopp Brahma. Há também a famosa feijoada com samba aos sábados, no almoço, e porções de bolinho de carne.

Bar Brahma Centro – Endereço: Avenida São João, 677, No cruzamento com a Av. Ipiranga – Telefone: 11 3224-1250

faixa_face-1

 

Deixe uma resposta