Alimentação fora do lar Cuidados que se deve ter com os peixes crus

Alguns peixes, dentre eles o salmão, são hospedeiros intermediários de um verme parasita semelhante a Taenia solium, encontrada nas carnes de porco. Esse parasita causa uma infecção denominada difilobotríase, com sintomas que vão desde distensão e cólicas abdominais a diarréias e anemia grave. “Para consumir um peixe cru com segurança é necessário que ele passe por um processo de congelamento sob temperatura de – 20ºC por 7 dias ou -35ºC por 15 horas, de acordo com as recomendações da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além do risco de contaminação por esse parasita, as carnes cruas são alimentos de alto grau de contaminação por bactérias, quase todas associadas às condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e de seus manipuladores”.

Assim, a melhor forma para evitar intoxicação alimentar ou parasitose é escolher estabelecimentos que sigam as normas da ANVISA, tanto em relação ao processo de congelamento, quanto de higiene-sanitária, ou prepare você o prato desejado. É sempre bem mais fácil do que as pessoas imaginam. Claro que é necessário algum conhecimento, entretanto existem alguns cursos que ensinam com mestria como preparar um sushi, por exemplo o CURSO SUSHI.

 cursosushi

Deixe uma resposta