Alimentação fora do lar Alimentação 10 de julho – dia da pizza. Pizza é o prato mais...

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo,Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

O prato mais pedido no mundo

Um levantamento realizado no banco de dados global da empresa de pedidos via Internet HelloFood mostrou que a pizza é o prato mais pedido no mundo. Pesquisa foi realizada, segundo os idealizadores, para conhecer melhor o comportamento dos seus clientes. A pesquisa levou em conta os pedidos nos 30 países em que a HelloFood atua.

Brasil igual aos outros paises

A pesquisa mostrou que os brasileiros não são tão diferentes dos paquistaneses, russos e húngaros quando se trata das preferências gastronômicas. A pizza lidera os pedidos de delivery online no Brasil e também no Paquistão, Indonésia, Vietnã, Hungria, Rússia e Arábia Saudita.

O prato representa 30% de todos os pedidos realizados no HelloFood em todo o mundo. Em alguns países este número é ainda mais significativo: O Brasil lidera com 40% de todos os pedidos realizados pela plataforma, é seguido pela Rússia (36%) e pela Indonésia (32%). O banco de dados global do HelloFood mostra que, depois da pizza, os pratos mais pedidos são hambúrguer, frango assado, sanduíches vegetarianos, carne assada e kebab.

O levantamento mostrou também que alguns países se diferenciam dos demais com pedidos mais específicos. Alguns têm preferência por pratos típicos locais, como a Argentina, com os pedidos de empanadas. Já outros, fogem dos pedidos mais tradicionais com pratos diferentes como: Gyoza (Chile), Hot Dog (Ucrânia), Risoto de Carne (Gana), Sopa de Carne (Romênia) e Yakimeshi (México).

Outro dado levantado é que os países do Ocidente consomem mais carne que os orientais. Um dos principais motivos é a culinária típica de cada país: os pratos tradicionais de países como México, Brasil e Argentina levam mais carne vermelha do que os pratos orientais, que usam mais peixe e frango.

Pizza é o prato mais pedido em dias de futebol na tv

A fim de conhecer melhor o comportamento do usuário, o HelloFood, empresa de pedidos via internet, presente em 28 países e mais de 15 cidades no Brasil, realizou uma pesquisa na cidade de São Paulo comparando a quantidade de pedidos realizados nas noites em há transmissão de jogos de futebol com os pedidos realizados nos demais dias da semana.

Dia de futebol 46% dos pratos pedidos é a pizza

O levantamento constatou que durante a semana, entre às 20h e 23h, há um crescimento de 17% nos pedidos de delivery em dias que há jogos de futebol na televisão. A pesquisa também mostra que o prato mais pedido é a pizza (com 46% dos pedidos), seguida por hambúrguer (20%), comida japonesa (12%) e carnes (7%).

Entre os pedidos de pizza, muçarela é o sabor mais popular entre os amantes do futebol, liderando com 27% das solicitações totais de pizza, seguida pela de calabresa, com 16% dos pedidos. O HelloFood também analisou os pedidos de delivery online durante os jogos aos domingos, entre às 16h e 20h. O dia com o maior número de pedidos de delivery foi 15 de Setembro, durante o jogo de Corinthians e Goiás pelo Campeonato Brasileiro, no qual houve um aumento de 13% nos pedidos de delivery comparado aos outros domingos. O bairro com o maior número de pedidos é o Tatuapé, na Zona Leste da cidade.

Pizza pedida por 28% dos paulistanos na internet

Levantamento realizado pelo Jánamesa, site de entregas que unifica restaurantes e lanchonetes em São Paulo, com mais de 1,2 mil estabelecimentos cadastrados em São Paulo, apontou que a pizza lidera o ranking dos pedidos, com 28% do total.

Margherita é o sabor preferido pelos paulistanos, seguido por mozarela e pepperoni. Em terceiro lugar vem americana; quatro queijos, em quarto; e frango com Catupiry em qunito.Depois da pizza, as outras comidas prediletas dos paulistanos na internet são: culinária brasileira, com 18%, lanches, com 14%, japonesa, com 11%, e árabe, com 9%.

A pesquisa ainda trouxe as regiões de destinos que mais aderiram ao delivery online. Em primeiro lugar estão os bairros de Cerqueira César e Jardins. Na seqüência, aparece a região composta por Itaim, Vila Olímpia, Moema, Brooklin e Vila Nova Conceição. Na terceira posição vem a Bela Vista, seguida por Pinheiros e Vila Madalena, ambas ocupando a quarta colocação. Os bairros da Vila Mariana, Paraíso, Indianópolis e Planalto Paulista fecham o ranking.

Por fim, o levantamento trouxe o ticket médio dos pedidos, que gira em torno de R$ 50, além do perfil dos consumidores, dos quais 51% são homens e 49% mulheres.

Essa pesquisa nos traz importantes pontos sobre a cultura do delivery online. Ela nos permite entender cada vez melhor o perfil dos usuários e oferecer informações relevantes para os restaurantes parceiros atenderem de forma cada vez mais personalizada esse público – explica Bruno Mengatti, CEO do Jánamesa

faixa_face-1

Você também pode se interessar por: