Alimentação fora do lar Alimentação Dicas para cortar as calorias da sua refeição pela metade

O Publisher do Portal, Antonio Carlos De Faria, comenta e dá dicas importantes para o dia-a-dia da alimentação fora do lar e dentro do lar. Todos os dias alguém te convida para um chopinho, um lanchinho, um happy hour e fugir dessas tentações nem sempre é possível. Mas para dar a largada à dieta, o jeito é sair dessas situações sociais onde elas se encontram.  Algumas práticas podem ser inseridas nas cafeterias, lanchonetes, pizzarias e redes de fast-food no geral.

Saber adequar o cardápio

Não é tão difícil cortar as calorias mesmo nos restaurantes onde isso pareceria completamente inviável.  Faça as escolhas certas e veja o ponteiro da balança descer sem abrir mão de seus prazeres preferidos. A alimentação fora de casa é um hábito inevitável para grande parte da população. Por isso é importante saber adequar o cardápio, sem causar danos à saúde, como o aumento de peso.

Nas lanchonetes de sanduíches já é possível encontrar opções saudáveis. Saladas com grelhados e um suco é uma ótima opção. Fuja da batata frita, nuggets e sanduíches, carnes e crispy. Optar pelas saladas faz a quantidade de calorias da refeição despencar.

Nas pizzarias, opte por recheios magros, evitando queijos, calabresa, bacon. Para beber, vá de suco natural. Se não resiste a uma bebida alcoólica, opte por uma taça de vinho tinto. Escolha sempre pela menor porção, evitando as porções grandes de acompanhamentos. Na pizzaria, fique com a massa fina e descarte a massa grossa.

Nas cafeterias, evite os pãezinhos de queijos. Se for irresistível fique com uma unidade de pão de queijo médio. Outra opção são os salgados assados. Croissant, empadas, massa folhada devem ser evitados.

Preparo de refeições com baixa caloria

No preparo de refeições dentro do lar também é possível diminuir muito as calorias dos pratos. Não é preciso abrir mão dos pratos que você gosta para emagrecer. Com algumas alterações nos ingredientes e no modo de preparo é possível deixá-los mais light. Alguns truques capazes de deixar o seu menu muito mais leve. Confira a segui:

 

Frite sem óleo

FRITE SEM OLEO

Para fritar um bife sem óleo e ainda deixá-lo muito mais saboroso, coloque 1 colher de chá de requeijão light em uma frigideira antiaderente e deixe derreter. Adicione 1 colher de sopa de molho de soja e, em seguida, coloque a carne, deixando dourar dos dois lados.

 

Substitua o molho por suco de fruta

OLEO POR SUCO DE FRUTAS

Na hora de preparar um frango, substitua os molhos com óleo por suco de fruta. Uma boa opção é colocar a ave sem pele em um refratário untado apenas com algumas gotas de azeite, temperá-la com 1/2 pacote de sopa de cebola e regá-la com um copo de suco de laranja. Coloque no forno pré-aquecido e deixe cozinhar por 30 minutos, molhando a carne com o suco de vez em quando.

 

Frango sem pele

FRANGO SEM PELE

Retire a pele do frango antes de cozinhá-lo. Isso costuma ser feito após o preparo, mas durante o cozimento parte da gordura da pele é absorvida pela carne.

 

Substitua o sal por ervas

SAL POR ERVAS

Use uma mistura de ervas no lugar do sal. Por exemplo: junte 1 colher de sopa de manjericão, 1 de salsa, 1 de orégano e ½ de tomilho e bata no liquidificador. O preparado pode ser adicionado antes ou depois do cozimento.

 

Aposte em iogurte desnatado

IOGURTE DESNATADO

Substitua a maionese ou o creme de leite por iogurte desnatado. Outra boa ideia é fazer uma falsa maionese misturando 1 embalagem de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 de molho de soja, 1 colher de chá de catchup e 1 de mostarda. Sirva gelado.

 

Batatinha caseira

BATATINHA CASEIRA

Fazer a batata em palito congelada no forno ao invés de fritá-la já ajuda a diminuir muito a quantidade de calorias. Mas o ideal é prepará-la em casa, já que a comprada no supermercado é pré-frita. Para isso, corte a quantidade desejada de batatas inglesas e coloque-as em uma panela com água fervente. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que elas fiquem macias, mas não muito moles. Em seguida, unte uma forma com um fio de azeite ou use uma antiaderente e coloque as batatas sobre ela. Leve ao forno para assar até que elas fiquem douradas.

 

Lasanha com massa de repolho

LASANHA REPOLHO

Ao preparar uma lasanha, use folhas de repolho no lugar da massa.

 

Pizza com massa de abobrinha

MASSA PIZZA ABOBRINHA

Se quiser fazer uma pizza menos calórica, use fatias bem finas de abobrinha no lugar da massa.

 

Faça sorvete light

BANANA sorvete leght

Está com vontade de comer um doce, mas não quer comprometer a dieta? Então faça um sorvete light. Para isso, corte duas bananas em rodelas e leve-as ao congelador por duas horas. Em seguida, bata as frutas no liquidificador até que elas formem uma massa cremosa e firme. Tome cuidado para não bater demais e passar o ponto. No final, polvilhe com um pouco de canela ou cacau em pó.

 

Receita de brigadeiro saudável

BRIGADEIRO LIGHT

Ninguém precisa se sentir culpado ao comer brigadeiro se o doce for feito com 1 xícara de chá de farelo de aveia, 1 scoop de whey protein de chocolate, 1 colher de sobremesa de chocolate em pó e 5 colheres de sopa de bebida de soja. Misture bem todos os ingredientes e coloque na geladeira até que fique bem gelado.

 

Receita de brigadeiro saudável II

BRIGADEIRO SAUDÁVEL II

Outra receita de brigadeiro que não pesa na balança é feita com 1 chuchu grande, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha, 1 gema, 1 colher de chá de amido de milho, 3 colheres de chá de cacau em pó, 3 colheres de chá de adoçante culinário em pó e 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado. Para prepará-lo, corte o chuchu em pedaços pequenos, coloque em uma panela, junte a essência e cubra com água. Deixe cozinhar até que ele fique bem macio. Depois escorra o líquido, bata o legume no liquidificador com a gema, o leite em pó e o amido de milho até que ele forme um creme bem liso. Coloque a mistura de volta na panela, acrescente o cacau e o adoçante, misture bem e deixe cozinhar até chegar à consistência de brigadeiro.

 

Ovo frito com água

OVO FRITO COM ÁGUA

Para fritar um ovo sem óleo, coloque um pouco de água na frigideira, apenas o suficiente para cobrir totalmente o fundo. Coloque o líquido para ferver com uma colher de sobremesa de sal e outra de vinagre. Abaixe o fogo, espere que as bolhas fiquem pequenas e quebre o ovo bem próximo da água.

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