Alimentação fora do lar Em junho organização espanhola realiza eventos gastronômicos no Brasil

Uma inovação nas ações de marketing e promoção da carne suína é a meta da Interporc (Organización Interprofesional Agroalimentaria del Porcino de Capa Blanca), que mantém projetos de pesquisa em áreas de interesse para todos os elos da cadeia de valor, com o objetivo de manter os atuais elevados padrões de saúde animal que caracterizam o setor suinícola espanhol.

Os famosos jamones serranos

Entre muitas ações, podemos citar com destaque a iniciativa empreendida pela Interporc com o lançamento de uma campanha para promover a carne de porco na mídia espanhola. Entretanto dentre todas as ações a mais ambiciosa é o lançamento de um plano de internacionalização para o setor. O foco são os principais mercados de carne suína das exportações espanholas. No ano passado, três associados da Interporc, que reúne empresas espanholas que trabalham com a raça Capa Branca, exportaram juntos 400 toneladas de carne suína processada e industrializada para o Brasil, entre salsichas e presunto, que incluem os famosos jamones serranos (presunto feito a partir do pernil do porco).

Esta ação está inserida no Plano de Promoção Internacional , que está conduzindo a Interporc no Japão, Brasil, México, China , França e Polônia e  sinaliza as ações que nos próximos meses de junho e julho serão realizadas no Brasil. Destacadamente, o Brasil é um mercado estratégico para o setor e representa uma alternativa de interesse máximo para a apresentação dos produtos espanhóis.

“Sabemos que o Brasil é um país em desenvolvimento com um potencial de mercado muito grande”, diz o diretor de exportações da Interporc, José Ramón Godoy. “Podemos oferecer qualidade e variedade nos produtos processados”. A carne in natura, no entanto, não está nos planos dos espanhóis, que não querem concorrer diretamente com a carne in natura produzida no Brasil.

Inovando no marketing

A Interporc promoverá diversos workshops de culinária, focados em formadores de opinião especializados em alimentação incluindo mídias impressa, digital e importantes feiras do setor. Foram convidados pouco mais de 100 profissionais que apresentam uma alta taxa de penetração junto aos aplicadores do Food Service brasileiro e são grandes impactantes sobre a percepção que os consumidores fazem de produtos e marcas.

Os eventos serão realizados nas cidades São Paulo, Brasília e Curitiba e terá como apresentador o diretor de exportações da Interporc, José Ramón Godoy, acompanhado por uma dupla de peso: o Chef espanhol Fernando del Cerro (com atribuição da Estrela Michelin) e o profissional Sergio Bellido. Em todos os eventos haverá uma demonstração pelo profissional Sergio Bellido (cortando presunto) e um showcooking realizado pelo Chef espanhol Fernando del Cerro, que irá preparar receitas com produtos de porco Capa Branca para o público.

Na estratégia da Interporc esta a divulgação de receitas tipicamente espanholas. Tais receitas são baseadas em produtos espanhóis. Com isto, irão não só divulgar a dimensão da qualidade da carne, mas também dos produtos.

Interporc representa 90% do setor

Esta atuação é um grande exemplo a ser seguido, pois apresenta diferentes estratégias capazes de fortalecer o setor. Ainda que se possa focar na capacidade de divulgação de características dos produtos espanhóis, talvez o mais importante neste exemplo seja o contato direto com os formadores de opinião. Não se trata de fazer propaganda no sentido clássico, mas sim de convencer os formadores de opinião e estes são os responsáveis pelo resto da comunicação. Seguramente esta é uma tendência cada vez mais sólida. É com esta visão que a Interporc, Organização Interprofissional  Agrisuína Whitecloak, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Magrama) da Espanha, representa mais de 90% do setor  espanhol, tanto da produção como da industrialização, tem como principal objetivo melhorar a imagem do setor suinícola Capa Branca na visão nacional e internacional. Para isso trabalha para melhorar a imagem dos processadores de carne de suíno e de produtos, tanto na Espanha como no exterior.

Conheça a seguir os eventos programados para o Brasil:

20/ 06 – Interporc: Instituto Cervantes de Brasília – DF.

Hora: 19H00 – 22H00

Conteúdo – Jose Ramon Godoy vai apresentar Interporc. Em seguida, haverá uma demonstração pelo profissional Sergio Bellido e um showcooking sera realizado pelo Chef espanhol Fernando del Cerro (com atribuição da Estrela Michelin), que apresenta três receitas espanholas com lingüiça de porco Capa Branca. Tudo no auditório do Instituto Cervantes. Depois, no showroom, degustar receitas e cocktails apresentados por Fernando del Cerro e saborear o vinho da Bodegas Iniesta (o famoso jogador de futebol espanhol Andrés Iniesta)

Publico – capacidade 135 pessoas. Os convites são feitos através de uma agência de comunicação brasileira. O público-alvo é de 40% imprensa , 40% dos compradores / distribuidores do Food Service e 20% de restaurantes, chefs e escolas de culinária.

24/06-Interporc : Instituto Cervantes de São Paulo – SP.

Hora:19H00 – 22H00

Conteúdo – Jose Ramon Godoy vai apresentar Interporc. Em seguida, haverá uma demonstração pelo profissional Sergio Bellido e um showcooking sera realizado pelo Chef espanhol Fernando del Cerro (com atribuição da Estrela Michelin), que apresenta três receitas espanholas com lingüiça de porco Capa Branca. Tudo no auditório do Instituto Cervantes. Depopis, no showroom, degustar receitas e cocktails apresentados por Fernando del Cerro e saborear o vinho da Bodegas Iniesta (o famoso jogador de futebol espanhol Andrés Iniesta)

Publico – capacidade 135 pessoas. Os convites são feitos através de uma agência de comunicação brasileira. O público-alvo é de 40% imprensa , 40% dos compradores / distribuidores do Food Service e 20% de restaurantes, chefs e escolas de culinária.

30/ 06 – Interporc: SENAC de São Paulo – SP.

Hora:11H00 – 15H00

Conteúdo – Jose Ramon Godoy vai apresentar Interporc. Em seguida, haverá uma demonstração pelo profissional Sergio Bellido e um showcooking sera realizado pelo Chef Chef espanhol Fernando del Cerro (com atribuição da Estrela Michelin), que apresenta três receitas espanholas com lingüiça de porco Capa Branca. Tudo na cozinha sala de aula SENAC. Depois no restaurante degustar as receitas e cocktails apresentadoos por Fernando del Cerro e saborear o vinho da Bodegas Iniesta ( o famoso jogador de futebol espanhol Andrés Iniesta ).

Público – capacidade de 70 pessoas. 40 pessoas são Alunos SENAC . As outras 30 pessoas, instituições espanholas e potenciais clientes  Interporc e SENAC .

24 a 27 / 06 – SIAL – Simultânea com mais três Feiras

O SIAL Brazil, a maior feira profissional e exclusiva de alimentos e bebidas do País já tem os principais pavilhões internacionais confirmados. Entre os países que já garantiram presença para a feira, estão os pavilhões da França, USA, México, Coréia, Bélgica, China, Argentina, Turquia e Itália.

Mais de 60 mil profissionais visitantes

Além do benefício de ser uma feira internacional focada em alimentos no Brasil, o SIAL também acontece na mesma data e local do complexo de feiras que engloba a Fispal Food Service, a maior da alimentação fora do lar da América Latina, a Fispal Sorvetes e a Fispal Café, que juntas recebem mais de 60 mil profissionais, durante os 4 dias de evento.

Entre as empresas nacionais que também já garantiram sua área em 2014 estão a Brascex, Mr.Bey Sobremesas Premium, Cervejaria Bierland, Laticínio Scala, Mc Grif, Pepe Nero, Baptistella Alimentos, Dolceria di Norma, Komdelli, Cachaça Companheira, Midori, Fratellini, Alca Foods, Natvita s/a, Food Italia, Sublimar, Gourmet Foods & Co, Quebra-cabeça produtos veganos, Balboa, Companhia do azeite, Ranver e outras.

A vitrine do mercado alimentação fora do lar

A 30ª edição do evento acontece de 24 a 27 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo e, para este ano, são esperados mais de 60 mil visitantes de todo Brasil e de diversos países. São empresários, distribuidores e lojistas do setor, que poderão conferir as novidades nas feiras Fispal Food Service, Fispal Café – Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, Fispal Sorvetes – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e SIAL Brazil – Salão Internacional de Alimentação para a América Latina, que acontecem simultaneamente. Esta será a terceira edição em que as quatro feiras acontecem juntas, o que proporciona um evento completo com um mix de produtos e profissionais em um único lugar que reúne este ano cerca de 1.400 marcas expositoras, nacionais e internacionais, que devem mostrar suas novidades para empresários de restaurantes, padarias, pizzarias, bares, lanchonetes, redes de fast food, sorveterias, empresas de catering e de refeições coletivas, cozinhas industriais, buffets, entre outros.

Interporc estará apresentando todos os dias no estande uma Atratividade diferencial com o Chef espanhol Fernando del Cerro (com atribuição da Estrela Michelin),  que irá preparar receitas diárias com produtos de porco Capa Branca para o público e Sérgio Bellido estará cortando presunto durante todo o tempo.

Equipe da Interporc presente no Evento :

Almudena Vidal Bea : Coordenadora de Eventos Internacionais / Jose Ramon Godoy : Diretor de Internacionalização / Sergio Bellido : Cortador Professional /Fernando del Cerro : Michelin Star Chef of Spain / Manuel Perez: Assistente de Cozinha .

Os profissionais interessados nos eventos podem enviar e-mail com nome e telefone para:   comercial@alimentacaoforadolar.com.br

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