Alimentação fora do lar Estudo: 13 Alimentos que ajudam a combater o câncer

Alimentação saudável mantém o corpo funcionando bem. Mas alguns alimentos além de saudáveis ajudam a prevenir e até mesmo a combater doenças. Praticamente todos os alimentos frescos e não industrializados trazem benefícios à nossa saúde, quando consumidos na quantidade correta.

Prioridade para o antioxidante

Alguns deste alimentos têm como benefício o combate ao câncer. E o nosso melhor amigo no combate ao câncer tem um nome: antioxidante! Guarde este nome: antioxidante! A função dele é combater os radicais livres que são nada mais nada menos que moléculas instáveis que, em excesso, estão ligadas ao aparecimento de enfermidades, entre elas o câncer. O nosso organismo produz naturalmente radicais livres (por exemplo, o oxigênio que respiramos se transforma, em parte, em radicais livres).

Veja agora os principais alimentos com função antioxidante e com outras funções que são benéficas para combater o câncer:

Suco de uva natural – O suco de uva natural (e integral) possui a mesma quantidade de oxidantes que o vinho tinto, mas em maior concentração. O nome do antioxidante é resveratrol e ele está presente também nas cascas das uvas. Um grande aliado para combater o câncer!

Tomate – O tomate é fonte de vitamina C e de flavonóides. Os flavonóides dão a coloração vermelha ao fruto e ajudam a defender o organismo principalmente contra o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é de aproximadamente 4 rodelas por dia (se possível, tomate orgânico).

Chá verde – Outra boa fonte de antioxidantes (neste caso as catequinas) para combater o câncer.

Brócolis – O brócolis e companhia (couve, couve-flor e repolho) contem sulforofano, um componente que inibe a proliferação das células cancerígenas. Consuma meia xícara de chá por dia.

Cacau – Ótima notícia! Comer chocolate para combater o câncer! Mas cuidado: é o chocolate amargo que apresenta as maiores quantidades de polifenóis, também com função antioxidante.

Soja – A substância presente na soja e que é a aliada para combater o câncer são as isoflavonas.

Alho – Estudos mostram que consumir alho pelo menos uma vez por semana ajuda a combater o câncer, principalmente o de mama.

Feijão – E também as lentilhas possuem um inibidor que dificulta o trabalho das células cancerígenas.

Frutas cítricas – O sabor característico das frutas cítricas, azedo e um pouco amargo (por ação dos limonóides) é uma grande arma para combater o câncer.

Castanhas – São amigas do combate ao câncer graças ao selênio presente nelas. A castanha do Pará é a campeã!

Linhaça – A linhaça é uma aliada para o combate de várias doenças, graças ao ômega 3! Ela ajuda a combater o câncer também.

Peixe – Também apresenta ômega 3 como a linhaça e é um grande aliado da alimentação saudável pois é rico em proteínas e pobre em gorduras.

Pimenta - Estudos feitos – ainda não definitivos – nos Estados Unidos mostram que o consumo moderado de pimenta ajuda a combater o câncer de próstata.

faixa_face-1

Deixe uma resposta