Alimentação fora do lar Alimentação Exposição Rota do Queijo traz história do produto ao Mercadão de SP

O Mercado Municipal Paulistano, localizado no centro da capital, recebe entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro a exposição fotográfica Rota do Queijo. Com 17 imagens, a mostra faz um passeio pelo interior do País, mostrando belas paisagens da Serra da Canastra, Serra do Salitre e a cidade de Serro.

Fotos retratam todo o “caminho” do queijo, desde a criação da vaca até a comercialização . As fotos do jornalista João Correia Filho mosram todo o processo de produção do queijo mineiro feito de leite cru, desde a busca de gado no pasto, a ordenha, até o preparo, a cura e a comercialização.

O “modo de fazer queijo mineiro” é considerado um Patrimônio Nacional Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, desde 2008. Segundo registros históricos, os queijos artesanais começaram a ser feitas em Minas GErias no século XVIII.

A exposição é gratuita e itinerante. Depois de passar pelo Mercadão com promoção do Sesc Carmo, ela percorrerá os mercados municipais da Lapa, Ipiranga, Santo Amaro, Penha e Pinheiros. O horário de abertura da Mostra é de segunda-feira à sábado, das 6h às 18h, e aos domingos das 6h às 16h.

Deixe uma resposta