Alimentação fora do lar Festival do Pastel & Caldo de Cana em Bueno de Andrada contou...

Pequenos produtores da agricultura familiar tiveram espaço garantido para divulgar e comercializar seus produtos manufaturados e hortifrutis produzidos nas propriedades rurais nos dias 9 e 10 de agosto em Bueno de Andrada no 6° Festival do Pastel & Caldo de Cana.

Minimizando o êxodo rural

CALDO DE CANA JP IIO evento no fim de semana das 10h às 24h teve acesso gratuito da população e programação cultural que promoveu o lazer e diversão para toda a família.   “Embora o evento seja de cunho prioritariamente cultural, é uma maneira de incentivo para a agricultura familiar que estimula os pequenos negócios no campo como alternativa para minimizar o êxodo rural”, comenta o publicitário Théo Bratfisch, realizador do evento. A ação foi realizada em parceria com o Itesp Araraquara onde foram selecionadas famílias com disponibilidade de produção para atender a demanda. O Itesp forneceu as orientações técnicas de produção e as barracas. A organização do evento cedeu o espaço local, sem qualquer custo de participação. Para o engenheiro agrônomo Mauro Cavichioli, supervisor regional do Itesp, este tipo de parceria público-privada permite a integração direta entre o produtor e o consumidor, gerando emprego e renda no meio rural. No período do evento, visitantes e turistas puderam comprar produtos orgânicos produzidos na roça, desde hortifrutis como verduras e legumes, derivados de cana-de-açúcar como a cachaça artesanal, rapadura com sabor de frutas e açúcar mascavo, mel de abelha, licores e panificação, além do artesanato local. O Festival do Pastel & Caldo de Cana divulga o destino turístico rural paulista durante todo o ano no Calendário Turístico do Estado de São Paulo

Arquitetando na Cozinha com JP

CALDO DE CANA JP IVLogo ao alvorecer começou a montagem e os arranjos finais da barraca da Arquitetando na Cozinha com JP – chef João Paulo Papandre, com tudo preparado nos mínimos detalhes sob o olhar exigente de JP para a apresentação do prato carro chefe da cozinha , “sanduba de linguiça caipira” ou melhor lanche de pernil suíno. Flavia Barbosa, João Paulo Papandre ,Theo e Angela Xavier. Em um belo dia de sol, logo uma peque multidão já se aglomerava para acompanhar de perto tudo o que acontecia no festival, foram cerca de 25 mil pessoas que visitaram o evento e puderam se deliciar com as novidades apresentadas: Shows de musicas, Angela Xavier e JP fazendo os sandubas no disco de arado e muitas outras atrações para todo tipo de publico . A Cozinha Nacional tb se fez presente por dois chefes, Chef Angela Xavier e Chef Sandra Canosa ,uma parceria que deu certo e promete muito por vir.

CALDO DE CANA JP IIIO festival marca o início das comemorações festivas do município de Araraquara, por conta de seu aniversário, cerca de 20 mil visitantes e turistas circularam na pequena vila com noventa famílias no distrito rural, em fim de semana do dia dos pais com clássico de futebol. Foi contabilizado 7 mil pessoas no sábado e 13 mil no domingo. A meta é atingir 30 mil pessoas até 2016, ano das Olimpíadas no Brasil.

faixa_face-1

1 resposta para este post

Deixe uma resposta