Alimentação fora do lar Alimentação Lançamento do Instituto de Food Service Brasil (IFB)

Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, o Instituto de Foodservice Brasil (IFB) inicia oficialmente suas atividades. Formado inicialmente por 20 empresas que atuam no mercado de alimentação fora de casa, o IFB concentra cerca de 170.000 empregos diretos no país, 4130 unidades.

Ao contrário das demais associações empresariais, fortemente setoriais, o Instituto de Foodservice Brasil cobre toda a cadeia de valor deste segmento, congregando fornecedores de alimentos e bebidas, distribuidores de produtos, serviços, equipamentos e operadores de rede.

O mercado de Food Service no Brasil movimenta em torno de R$ 242.8 bilhões ao ano. Em 2012, cerca de 37% da população brasileira, nos grandes centros, fizeram suas refeições fora de casa ou compraram alimentos prontos e os levaram para suas residências. Trata-se de um mercado em constante crescimento. Em 2002, por exemplo, este índice estava em 24%. A título de comparação, o mercado de Food Service cobre 60% da sociedade nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, tivemos um expressivo crescimento do mercado de alimentação fora do lar devido ao aumento da renda e mudança de hábitos de consumo, diz Tupa Gomes, CEO da Martin Brower e coordenador geral do IFB. Tudo indica que esses fatores vão continuar a impulsionar o segmento, que deverá atingir uma penetração semelhante à dos Estados Unidos em alguns anos.

As empresas que já se filiaram ao IFB são:

Alsea, Ambev, BFFC, BRFoods, Burger King, Coca-Cola, Comfrio, GS&MD, International Meal Company, Junior Alimentos, Makro, Marfrig, Martin Brower, Nestlé, Outback, Spoleto, Subway, Taylor, Unilever, Zamboni.

O presidente do IFB, representantes de todas as empresas filiadas ao Instituto e convidados especiais como Luis Fernando Furlan, ex-Ministro do Desenvolvimento e Comércio; Flavio Rocha, presidente do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo; Marcos de Barros Cruz, Secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo; Maurício Lucena do Val, diretor de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Joaquim Saraiva de Almeida, presidente da Abrasel, estarão à disposição da imprensa a partir das 14h30 no Hotel Reinassance, no Havana Club.

Sobre o IFB:

A missão do IFB é unir a cadeia de valor – fabricantes, prestadores de serviços e operadores de redes – em prol do crescimento, profissionalização e amadurecimento do Foodservice no Brasil.

A visão do Instituto é elevar o segmento de Foodservice do Brasil ao padrão de classe mundial de consumo, segurança alimentar e eficiência operacional e unir toda a cadeia de valor com o mesmo objetivo.

O IFB possui cinco comitês permanentes, que buscam discutir e aprimorar os seguintes temas:

  • Gerir e Compartilhar dados e informações
  • Eficiência na cadeia de distribuição
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Segurança Alimentar e Sustentabilidade
  • Racionalização tributária

Para confirmar presença no evento, entre em contato com a Spin Comunicação:Tania Tavares – tania@spin.ag – 11 4314.1986 – Larissa Carvalho – larissa@spin.ag – 11 4314.1984

 

6 respostas para este post
  1. Boa Tarde!!

    Gostaria de saber mais sobre a IFB, e saber como posso me associar, tenho 2 restaurantes self-service e estou para abrir a 3 casa.

    Abraços

    Marcos V. Ribeiro

  2. Bom dia. Gostaria de participar do IFB de maneira ativa. Estou há 10 anos no setor, aprendendo todos os dias. Faço venda para vários dos distribuidores DIEFS e creio que compartilharmos experiências e entender tendências do mercado podem ajudar muito.
    Peço retorno, obrigado.

Deixe uma resposta