Números do Setor Loja física é o meio mais eficaz de se comunicar com o...

Em uma pesquisa realizada pela consultoria DOM Strategy Partners com 77 CEOs e presidentes das principais empresas do varejo, 84% dos entrevistados reconhecem a loja física como o meio mais eficaz de se comunicar com o seu público.

A capacidade de conhecer realmente o público

Atrás da loja física, vêm o telefone (Serviço de Atendimento ao Cliente), com 72%, e o e-mail, com 53%. Já 31% dos executivos não associaram diretamente as redes sociais à estratégia multicanal. Entretanto, 47% entendem que Facebook, Twitter, blogs, entre outros, estão entre os três principais desafios a serem incorporados na gestão multicanal. Já 11% não citaram a Internet e 39% não lembraram dos canais móveis (ainda associados à inovação).

O estudo ainda aponta que 61% dos entrevistados reconhecem a importância do relacionamento multicanal com o consumidor dentro de seus planejamentos de marketing e comunicação.

Para 59% deles, o atual desafio, antes de colocar em prática a estratégia multicanal, é integrar ao diálogo com o consumidor final um canal de comunicação correto, que dimensione o seu relacionamento sem causar riscos e rupturas na reputação da marca sob os olhos do cliente.

A capacidade de conhecer realmente o público, implementar de forma efetiva o multiformato e agregar serviço e facilidades como diferenciais também foram apontados como os principais desafios.

O consumidor já é multicanal em sua essência

O sócio-fundador da DOM, Daniel Domeneghetti, diz que os números da pesquisa refletem a atual visão do mercado varejista, que está amadurecida sobre o conceito multicanal, porém está à procura de novas formas para atrair e fidelizar seus clientes em plataformas múltiplas.

“Ser ou não ser multicanal já é uma discussão inócua dentro do varejo porque o consumidor já é multicanal em sua essência. O novo paradigma do relacionamento está em inovar nos canais habituais e obter a sinergia entre todos os canais da empresa, sejam eles de marketing e comunicação, relacionamento ou recentes canais digitais e abordagem online, como blogs, fóruns, wikis, Twitter etc”, finaliza Domeneghetti.

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