Indústria da Alimentação Indústria Mondelez reage à queda de vendas e muda portfólio no Brasil

O mercado brasileiro de balas e gomas de mascar, que encolheu 6,7% no ano passado, continua caindo neste ano. Até junho, a queda é de 2%, em relação ao primeiro semestre de 2012. Os dados são da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). E é neste cenário, de consumidor menos propenso a gastar, que a Mondelez International (ex-Kraft Foods), fabricante de doces, está mudando o portfólio.

Atendendo a preferência do consumidor

A Mondelez informa que boa parte dos consumidores tem preferido produtos de maior valor agregado, com recheio e sem açúcar. Por isso que o dropes Halls, um dos clássicos da multinacional, perdeu algumas linhas e ganhou uma versão bem diferente: uma bala redonda, recheada e mastigável. A ideia é atrair os jovens e conter o avanço da concorrente Perfetti Van Melle, dona da bala Mentos.

Halls lidera o mercado nacional de balas, com 54% das vendas, segundo a Mondelez. “Foi um investimento grande na linha de produção” de Halls, diz Eduardo Trevizani, gerente de marketing de balas da Mondelez Brasil, que não informa o valor investido.

A versão mastigável de Halls foi lançada na Tailândia há dois anos e chegou em junho ao Brasil. Não por acaso, o formato e a consistência da Halls Soft, a bala mastigável, lembram a concorrente Mentos.

Em entrevista ao Valor em março, o diretor da Perfetti Van Melle, Henrique Veloso, disse que as vendas da Mentos haviam crescido 36% em valor e 32% em volume em 2012 na comparação com 2011. Ítalo-holandesa, a Perfetti chegou ao Brasil em 2007 e já tem cerca de 10% do setor de balas.

Atuando no mercado concorrente

Trevizani, da Mondelez, diz que o produto não foi feito “especificamente por causa do avanço da Perfetti”, mas reconhece que a concorrente é um “player forte” em bala mastigável. Ele avisa: “A briga vai acontecer, são produtos similares”. A meta da Halls é conquistar um terço do segmento de balas mastigáveis em um ano.

Nesse cenário de disputa, a Mondelez decidiu encolher o leque de sabores dos dropes Halls de 13 para sete. Saem, por exemplo, torta de limão, cereja com chocolate, e mel e limão.

A Mondelez tem 170 fábricas que abastecem 165 países. No Brasil, possui seis – em São Paulo, Paraná e Pernambuco – e emprega cerca de 13 mil pessoas.

 

Deixe uma resposta