Alimentação fora do lar PIB cresce 1,5% no segundo trimestre, Puxado pela agropecuária

Em relação ao mesmo período de 2012, expansão da economia brasileira é de 3,3%. Impulsionado pelo bom momento vivido pela agropecuária, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período de 2012, a expansão foi de 3,3%.

No primeiro trimestre do ano, a alta do PIB havia sido de 0,6% ante os três meses anteriores. Em valores correntes, o PIB a preços de mercado alcançou R$ 1,2 trilhão no segundo trimestre, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

No acumulado dos quatro trimestres terminados no segundo trimestre de 2013, o PIB registrou crescimento de 1,9% em relação aos quatro períodos imediatamente anteriores. Além da agropecuária, que registrou alta de 3,9%, a indústria teve crescimento de 2% enquanto o setor de serviços apresentou expansão de apenas 0,8%.

Conforme o IBGE, o resultado pode ser explicado pelo desempenho de algumas culturas com safra relevante no segundo trimestre e que apresentaram crescimento nas estimativas de produtividade. É o caso, por exemplo, da soja (23,7%), do milho (12,2%), do feijão (8,4%) e do arroz (2,9%).

Todos os subsetores que formam a indústria apresentaram resultados positivos, com destaque para o desempenho da construção civil (3,8%). A indústria de transformação apresentou aumento do volume do valor adicionado de 1,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior, seguida pela extrativa mineral (1%) e por eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (0,8%).

Dentre os serviços, ganha destaque o crescimento do comércio (1,7%). As demais atividades também registraram aumento do volume do valor adicionado em relação ao trimestre anterior: intermediação financeira e seguros (1,1%), transporte, armazenagem e correio (1,0%), serviços de informação (0,9%), outros serviços (0,7%) e atividades imobiliárias e aluguel (0,7%). Já a atividade administração, saúde e educação pública manteve-se praticamente estável em relação ao trimestre anterior: variação positiva de 0,1%.

No semestre, economia avança 2,6%

O PIB a preços de mercado no primero semestre de 2013 apresentou crescimento de 2,6%, em relação a igual período de 2012. Nesta base de comparação, o volume do valor adicionado da agropecuária cresceu 14,7%, seguido pelos serviços (2,1%) e pela indústria (0,8%). No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB cresceu 1,9%, resultado da elevação de 1,7% do valor adicionado a preços básicos e do aumento de 2,6% nos impostos sobre produtos. Dentre as atividades econômicas, o crescimento foi de 7,4% para agropecuária, 1,9% para serviços e 0,1% para indústria.

Deixe uma resposta