Indústria da Alimentação Indústria Setor de serviços emprega mais de 1,5 milhões de pessoas

Dados de pesquisa realizada apontam o setor de serviços como responsável por dois terços do PIB. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Ipema, encomendada pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), aponta que este segmento – um dos que mais oferta vagas de emprego no país -, emprega, apenas no Estado de São Paulo, mais de 1,5 milhões de pessoas.

O setor de serviços é o que mais emprega

Dos entrevistados na pesquisa, 40,6% atuam no segmento de asseio e conservação operando principalmente nas indústrias alimentícia, química e automotiva, em shopping centers e no sistema hospitalar, esses setores, juntos, empregam mais de 18 mil pessoas. A segunda maior participação é da prestação de serviços gerais, com quase 35% na composição, seguido de manutenção elétrica e eletrônica (ambas com pouco mais de 28,1%); jardinagem e paisagismo (25%) e trabalhos de caráter temporário (22%). Este último emprega temporariamente quase 950 mil pessoas, no estado.

Para o presidente da Higi Serv, o maior grupo empresarial de terceirização de serviços do Paraná, empregando mais de 5 mil pessoas, Adonai Arruda, o resultado da pesquisa, é o reflexo da realidade em que o país vive. “O setor de serviços é o que mais emprega hoje e representa dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e por isso deve ser reconhecido e regulamentado de acordo com a fatia que representa” afirma. Adonai Arruda foi presidente da Federação deste setor, da organização mundial e atualmente comanda a estadual.

1º brasileiro a presidir a entidade mundial do setor

A holding Higi Serv nasceu em 1977, em Curitiba (PR), com a proposta de prover serviços de terceirização, em serviços de limpeza e conservação, garçons, copeiras, recepcionistas, telefonistas, entre outras. A empresa, de origem familiar, possui quase cinco mil colaboradores espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A Higi Serv engloba as empresas Serra Verde Express (operadora do trem turístico do Paraná) e a BWT Operadora de Viagens, que tem a sua frente à visão empreendedora de Adonai Aires de Arruda. O empresário também é presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e é o primeiro brasileiro a presidir a entidade mundial do setor, a World Federation of Building Service Contractors (WFBSC).

faixa_face-1

Deixe uma resposta