WORKSHOP’s

Alimentação Fora do Lar

AWORKSHOPS I

A alimentação, esta associada à vida de cada um de nós brasileiros. Com raízes profundas na cultura nacional, a alimentação, em busca de novos horizontes se desenvolve, inova, agrega tecnologia e cresce como um dos destaques do Brasil no cenário mundial.

Um setor fundamental para a prosperidade da indústria brasileira.

AWORKSHOPS II

Ações de marketing - Eventos workshops 

  • Formatação dos eventos

Os workshops são inseridos em uma importante feira do setor. As feiras tem duração de 4 dias com visitação no período de até 60.000 pessoas. O Portal Alimentação Fora do Lar mantêm um estande de mínimos 12 m2 que fica disponível para servir como base de sustentação do workshop na feira que serão realizados em uma sala com capacidade para até 100 pessoas conforme  o programa constante da ficha técnica apresentada  abaixo.

O WORKSHOP

Workshop é uma reunião de grupos de pessoas interessados em determinado projeto ou atividade para discussão sobre o que lhes interessar e somente pelo que eles quiserem sem necessidade de discussão.

Workshop x Palestra ou Conferência:

Um workshop diferencia-se de uma palestra, por alguns eixos conceituais básicos. Nele, a platéia não é apenas mera espectadora. Em determinados momentos (ou em todos eles, dependendo da organização do trabalho e do estilo de aprendizado proposto), o auditório é convocado a participar, normalmente vivenciando experiências que remetem ao tema em discussão. Nesse sentido, o workshop tem caráter mais prático e sua realização requer, do palestrante (também chamado “facilitador”) uma profunda abertura ao diálogo, ao envolvimento, ao confronto.

O WORKSHOP da Alimentação Fora do Lar tem por objetivo contribuir para que os profissionais, formadores de opinião estejam mais informadas sobre os potenciais benefícios de um determinado produto ou serviço no setor da alimentação, esta tem sido uma estratégia crescentemente utilizada devido a sua importância na conscientizarão por uma alimentação saudável além da redução de custos na alimentação em geral.

Muitas empresas vencedoras já perceberam isso, e incluíram a realização de workshops em seus planos estratégicos. Não por acaso, nos últimos anos os investimentos voltados para a área destes eventos deixaram de ser uma questão prática e se tornaram questão estratégica para a sobrevivência das organizações. Com a adoção deste recurso as empresas que saíram na frente tornaram seus produtos diferenciados em relação aos demais concorrentes e racionalizaram ainda mais os custos de comercialização e marketing.

Colocar os potenciais formadores de opinião em um ambiente rico em percepções que respondem as principais questões de seu dia-a-dia, seguramente gratificará a todos sugerindo ações e referências oriundas do mercado e no ato revelado pelos participantes por iniciativa do palestrante (Pesquisa Interativa).

Os Workshops da Alimentação Fora do Lar oferece a experiência de mais de dez anos do PORTAL ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR, fomentando nos profissionais a utilização do produto em seu dia-a-dia. Ao longo deste tempo, o Portal formou uma comunidade capaz de gerar grandes oportunidades de negócios, uma vez que é composta por mais de 100 mil profissionais da área gastronômica do Brasil, muitos figurando entre os maiores expoentes do país.

Grandes mudanças estão a caminho na área da alimentação. Somente quem estiver preparado será bem sucedido. O WORKSHOP da Alimentação Fora do Lar será a maior fonte de informações para o mercado, reunindo profissionais que determinam a política do mercado da alimentação fora do lar no Brasil.

WORKSHOPs  -  Conteúdo

O foco principal do evento é a captação de adesões para a utilização dos produtos entre os participantes (convidados), Chefes, donos de restaurantes, distribuidores e atacadistas para potenciais compradores de alimentos, restaurantes comerciais, redes de fast food, padarias, lanchonetes, bares, hotéis, cozinhas industriais e outros.

As ações acontecem em data estabelecida com boa antecedência para possibilitar as inscrições no Portal Alimentação Fora do Lar www.alimentacaoforadolar.com.br dos prospects interessados e do falow up de confirmações das presenças em cada evento. Os eventos são temáticos sempre orientados para o perfil do público integrante, por exemplo: o workshop para restaurantes o palestrante é um profissional da área (pode ser um chef), que faz a apresentação do tema cardápio dentro da pesquisa interativa sempre com relatos de episódios relevantes no dia-a-dia dos estabelecimentos.

Logo após a apresentação da pesquisa interativa, é apresentado o show do Chef (30 minutos) e em seguida é fomentada uma dinâmica em grupo para sucitar duvidas e promover os esclarecimentos a respeito dos produtos utilizados. Esta dinâmica é conduzida de forma sutil para o encerramento do evento com um serviço de degustação bem elaborado.

AWORKSHOPS III

AWORKSHOPS IV

Estão programados 5 eventos para os meses de novembro de 2014, março de 2015, junho 2015, julho 2015 e novembro de 2015. Workshops temáticos estruturados para 100 profissionais oriundos de 50 empresas. Neste período serão trabalhados generalizadamente 100.00 profissionais integrados na comunidade Portal Alimentação Fora do Lar.

TEMÁTICAS

AWORKSHOPS V

 RESTAURANTE FICHA TÉCNICA

A tendência mundial é transformar a parte operacional do restaurante em linha de montagem;

  • Produtos prontos e semi-prontos como purê de batatas desidratados e ou em flocos, embutidos fatiados, pratos prontos e o Recheio Fácil estão em alta;
  • Embalagens funcionais (parte do serviço oferecido pela indústria), que facilitam o uso/manuseio e a armazenagem; de maior produtividade (bags, bombonas, fracionadas, sachets;
  • Foco na qualidade, segurança alimentar ao longo de toda a cadeia passa a ser ativo estratégico;
  • Vendedor da indústria e atacadistas/distribuidores com foco no canal passam a atuar como consultores de negócios;
  • Por todo o país multiplicam-se os cursos de capacitação e formação para atuar nos operadores, em um processo positivo de valorização profissional.

Planejamento de compras para evitar gastos desnecessários:

1) Compras com base no cardápio;

  • Número médio de refeições/dia servidas;
  • Safra e rendimento dos produtos;
  • Prazo de validade das mercadorias;
  • Pontualidade e idoneidade do fornecedor.

2) Automação:

Nos últimos 11 anos, 5 mil estabelecimentos de Food Service automatizado utilizam sistema Paturi de planejamento de compras, cadastram a entrada de produto e cruzam informações com a ficha técnica de cada prato servido.

3) Formas de abastecimento dos restaurantes:

  •  Internet (pesquisa Portal Alimentação Fora do Lar);
  •  Compra direta da indústria;
  • Compra em atacadistas (generalistas) e distribuidores especializados;
  • Sistema Cash and Carry de compra agregada de pequenos restaurantes;
  • Sistema Cooperativo;

AWORKSHOPS VI

PADARIA FICHA TÉCNICA:

52 mil empresas operam em todo o país;

  • 105 mil empresários atuam no setor;
  • Fatura cerca de R$ 25 bilhões por ano;
  • Coloca-se entre os seis maiores segmentos industriais do país;
  • Gera 580 mil empregos diretos (1,5 milhão indiretos);
  • Empregos no setor de produção: 210 mil;
  • As empresas do setor atendem em média 40 milhões de clientes/dia;
  • Remuneração média dos empregados: R$ 458,00 por mês;
  • Participa com 36,2% das empresas da industria de produtos alimentares e 7% da indústria de transformação.

Multicanal de Serviços de alimentação, consolidando-se como provedora de soluções em refeições: café da manhã, almoço, happy hour, pizza, além da tradicional área de panificação e confeitaria;

Valorização da confeitaria como fonte de fluxo e fidelização de clientes, maior variedade de produtos, preços competitivos e elevado padrão de qualidade. Crescente utilização de soluções oferecidas pela indústria, maior produtividade;

As redes de padarias tem buscado racionalizar a produção e a área de suprimentos com a constituição de centrais de produção, liberando área das lojas para o salão, com ganho de escala e produtividade, sem comprometer a variedade;

HABITOS DE COMPRA:

  • 85% dos consumidores preferem comprar pão na padaria,
  • 8,1% em lojas de conveniência e outros e apenas 6,9% nos supermercados.
  • O pão mais comprado é o francês (94,3%), seguido na preferência pelo pão doce (62,4%), pão de queijo (58,7%) pão de forma (56,1%) e bolos (42,5%)
  • Consumo per capita de pão no Brasil é de 28kg/ano, na Alemanha 87 kg, França 56kg, Argentina 73kg.
  • A recomendação da O.M.S é de 60 kg/ ano.

AWORKSHOPS VII

FICHA TÉCNICA COZINHAS INDUSTRIAIS:

Segundo a ABERC apenas 7,5% do potencial do setor é explorado.

  • O mercado de merenda escolar está se desenvolvendo agora, após a municipalização do ensino básico, iniciada há 6 anos.
  • 2/3 das refeições potenciais/dia para o segmento Educação seriam direcionadas à merenda escolar.
  • O setor de refeições coletivas ou industriais emprega atualmente 150 mil pessoas.
  • A relação operacional é de 1 empresa para 40 clientes.
  • Segundo a ABERC o mercado de refeições coletivas movimenta cifra de cerca de R$ 4 bilhões/ano, oferece 150 mil empregos diretos e recolhe R$ 1bilhão/ano entre impostos e contribuições e o número de usuários atinge 4,9 milhões de refeições/dia.
  • A ABERC estima potencial (teórico) de refeições coletivas no Brasil em mais de
  • 40 milhões de refeições diárias, sendo 24 milhões para empregados de empresas e 17 milhões em escolas, hospitais e Forças Armadas.
  • Terceirização do fornecimento de refeições:

- EEUU: 40%  - Europa: 18%

- Brasil: 1%

  • ABERC tem 112 empresas associadas, que respondem por90% do Mercado.
  • O mercado de refeições coletivas fornece 4,9 milhões de refeições/dia, consome diariamente 2,5 mil toneladas de alimentos.
  • A ABERC criou o selo ABERC de Qualidade Empresarial.
  • Instituição do PAT-Programa de Alimentação do Trabalhador em 1976 instituiu benefícios fiscais no IRPJ sobre despesas de custeio em programas de alimentação de funcionários;
  • Empresas fornecedoras de cestas básicas, atentas às demandas dos usuários, começaram a incluir nos últimos anos alimentos food service nas cestas básicas como: arroz ou feijão pré-cozidos, pós para pudim ou mousse, gelatinas, conservas em geral, sopas prontas, macarrão instantâneo, etc;
  • O mercado de cestas básicas comercializa 4,4 milhões de unidades/mês, com faturamento estimado em R$ 6,0 bilhões.

AWORKSHOPS VIII

FICHA TÉCNICA Alimentação Fora do Lar:

  • 1,5 milhão de Pontos de Venda no mercado; (35.000 cadastrados)
  • Seis milhões de empregos diretos.
  • 2,4% do PIB brasileiro
  • 34% dos gastos dos brasileiros com alimentos.
  • Seleção do público alvo e remessa de convites

Outro aspecto que nos orientou na construção do projeto WORKSHOPS foi a grande incompatibilidade existente hoje nos processos de comunicação, ações e atitudes, quando comparados com as reais necessidades cravadas nos procedimentos em todos os setores da sociedade. Um estudo recente, concluiu que um dia das informações produzidas nas 30.000 emissoras de rádio e nas 20.000 emissoras de TV em atividade no planeta representa o conteúdo de dois séculos de informações armazenadas. Esta realidade levou o presidente eleito nos Estados Unidos a precipitar o anúncio de sua equipe de governo e esta determinando que em todas as futuras eleições os novos governantes assumam seus postos em poucos dias e não em alguns meses como era a modalidade anterior.

A equipe do Portal fará um mapeamento no mercado com o objetivo de identificar prospects potenciais usuários dos produtos em foco, fará na seqüência o lob (aproximação) construindo o relacionamento humano necessário para a etapa seguinte; relacionamento comercial. Esta etapa será deflagrada com os workshops onde será apresentado o produto.

Tópicos Abordados:

  • Seleção de prospects para as ações
  • Publicação de notícias no Portal (dicas de alimentação)
  • Remessa de e-mails marketing (newsletters)
  • Telemarketing ATIVO, no período que antecede o evento.

O universo do mercado alimentício selecionado para a abordagem no projeto workshops foi estabelecido nos seguintes parâmetros:

O Portal Alimentação Fora do Lar tem em sua comunidade de relacionamento um expressivo grupo de profissionais da área gastronômica distribuídos pelo Brasil inteiro que é constituído por donos de estabelecimento (20%), Chefs de cozinha (50%), cozinheiros (15%), nutricionistas (15%), engenheiros de alimentos (5%). Este universo somado totaliza 101.954 profissionais especialistas e formadores de opinião que interagem com as informações, matérias e ações do Portal diariamente.

A seguir a relação das comunidades:

Líderes do setor de Bares e Restaurantes -                   1.063 membros

Vamos Comer TV –                                                                     701 membros

Chefs Italianos do Brasil –                                                    5.453 membros

Profissionais de Bares e Restaurantes em SP –           7.776 membros

Temperos e Essências –                                                        2.991 membros

Guia SP – Gastronomia –                                                     1.460 membros

Os Apaixonados pela Gastronomia –                             6.376 membros

CORREIO GOURMAND –                                                     1.738 membros

Conversando na Cozinha –                                                7.881 membros

Alimentação Brasil Certificada – Restaurant & Cia. 2.232 membros

Arquitetndo na cozinha –                                                 11.455 membros

Espaço do Confeiteiro -                                                     13.368 membros

Arte Culinária -                                                                    12.680 membros

Restaurante & Cia –                                                                   380 membros

Galeria Gourmet -                                                               2.884 membros

Atelier Gourmet -                                                                 10.908 membros

Gastronomia Senac -                                                         440 membros

Gastronomia Brasil -                                                          1.930 membros

Aromas do Mundo -                                                            2.440 membros

Chefs see food -                                                                 1.286 membros

Confraria dos Gastrônomos -                                            4.050 membros

ESpaço Gourmet –                                                                   2.522 membros

  • Telemarketing ativo confirmação de presenças

Na realização de eventos, a etapa que registra maior fomento é o telemarketing ativo realizado no período que antecede a realização. Nesta etapa são efetivados contatos com profissionais das empresas em foco, este grupo é composto por formadores de opinião de primeira linha (donos do negócio, chefs, cozinheiros, nutricionistas e diretores das áreas técnica, Financeira e Comercial) e em alguns casos profissionais das áreas de compras e Marketing. A maior parte do empenho da equipe de operadores do telemarketing é dedicada a apresentação da empresa e perfil dos produtos para estes profissionais, uma vez, que a maioria poderá não conhecer a empresa e seus respectivos produtos e serviços. Outra particularidade registrada nesta etapa é sempre um forte indício de relacionamento destes profissionais com algumas empresas fornecedoras de produtos similares.

  • Coordenação e apresentação do evento

O Portal utiliza profissionais capacitados à execução das atividades acima e diligencia para a obtenção de resultados com padrão de qualidade adequado e dentro de um cronograma compatível com as metas estabelecidas. Os serviços propostos objetivam criar condições para tomar as ações, em tela, de elevado impacto positivo para seus realizadores. Com este objetivo todos os workshops contarão com a presença dos seguintes profissionais:

Diretor superintendente – Antonio Carlos De Faria

Diretora de conteúdo – Márcia Bezerra

2 colaboradores – Departamento de marketing

1 Jornalista especializado em alimentação

1 Chef da cozinha experimental do Portal

1 Auxiliar da cozinha experimental do Portal

1 especialista técnico da empresa promotora do evento

1 profissional comercial da empresa promotora do evento

CAMPANHA DE WORKSHOPS

PORTAL ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

www.alimentacaoforadolar.com.br

Equipe de profissionais especializados no Food Service.

Equipe atuante ostensivamente na área da Alimentação Fora do Lar (Food Service) possuidora de especialização e conhecimentos avançados no setor. O maior portal segmentado da área da alimentação brasileira. Integram o banco de dados do portal mais de 35.000 estabelecimentos do Food Service de todo o Brasil, tais como: Restaurantes, Fast Food, Quick Service, Padarias, Bares, Lanchonetes, Hotéis e Cozinhas Industriais, além de 101.954 profissionais especialistas e formadores de opinião na área de gastronomia Este público gerou no último mês 234.440 acessos.

Ações de marketing - Assessoria de imprensa

  • Publicação semanal de matéria dicas de alimentação (marketing digital)
  • Distribuição de release das matérias para outros veículos

A ação engloba todos os nossos conhecimentos em marketing digital, que será aplicada com o propósito de aumentar o trafico das informações publicadas no Portal, ou com qualquer outro propósito definido.

O conjunto de ações de marketing digital conduzirá a empresa, a atuar nas redes sociais e internet de modo a criar fomento mercadológico dos produtos.

Públicos-alvo

Comunidade Portal Alimentação Fora do Lar.

 O grupo é formado por mais de 100.000 profissionais das áreas comercial operacional dos canais de comercialização de alimentos; restaurantes, hotéis, cozinhas industriais, bares, padarias, lanchonetes e outros. Este grupo têm idades entre 20 e 40 anos, são 32% mulheres e 68% homens, só 38% têm formação em nível superior e 51% possui formação técnica em nutrição, alimentação ou gastronomia. Dentro deste grupo 60% dos usuários são os donos do negócio.”

Comportamento de buscas 

A busca de palavras-chave tem intima relação com as intenções de busca de um determinado assunto. Utilizamos algumas ferramentas do Google que nos informa sobre o que os usuários estão procurando e quais as palavras-chaves usadas. Essas ferramentas nos mostram as tendências do mercado, podemos analisar o que mais tem sido buscado no ano ou mês especifico, o gráfico de busca das palavras-chaves escolhidas e muito mais. 

Google alerta

Criar posts falando sobre os assuntos focados nos produtos é muito importante, porque os usuários já estarão pesquisando muito sobre aquele assunto então a sua taxa de visita pode crescer muito com tal postagem. A ferramenta é programado para nos enviar emails com todas as reportagens relacionadas às palavras-chaves que escolhemos, assim ficamos sabendo sobre o que as principais mídias estão falando e podemos criar posts do tipo.

Gerenciador de Conteúdo

O conteúdo gerado (noticias sobre a realização dos workshops) será analisado para conter as estratégias de SEO.

Em todo o conteúdo, as estratégias de SEO seguem diretrizes abaixo específicadas.

Page-Rank

Um dos critérios mais importantes para o Google é o chamado Page-Rank. Para o Google, a web é, além de uma rede de pessoas, uma rede de páginas que se interconectam. Quanto mais interconectadas estiverem as páginas, melhor vistas pelo Google elas serão.

Em relação ao PageRank, o Portal possui links externos apontando para ele estes links teêm relevância para nosso negócio. Para o Google importa a quantidade de links, mas também a qualidade destes.

A qualidade dos links a partir do Portal está diretamente ligada à importância que o Google dá para o Portal, mas também à relevância desse link para nosso negócio. Essa relevância é dada principalmente pelo universo semântico comum entre os dois sites. As palavras-chave comuns, principalmente.

O Google tem um enorme conjunto de critérios que ele deve aplicar sobre cada página para que a pontue e, assim, as classifique.

Esses critérios são a base da classificação. Descobrindo os critérios, trabalhando cada um deles melhor do que nossos concorrentes o fazem é possível ficar melhor posicionado no Google.

Isca Digital 

Nas laterais do site, constando em praticamente todas as páginas utilizamos uma isca digital que é um arquivo destinado a fazer a captação de e-mails de pessoas que fazem parte do público-alvo do negócio.

Avaliamos o que o público-alvo mais busca e assim criamos uma isca digital para oferecermos para ele.

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