Alimentação fora do lar Zini Brasil inova no marketing com projeto de distribuição no mercado food...

As primeiras atividades comerciais baseavam-se no escambo. Depois, vieram os centros comerciais – hoje até mesmo virtuais – que agregam custos logísticos, impostos e outros gastos, até chegar ao consumidor final. As vendas diretas – sistema baseado no contato pessoal fora de um estabelecimento fixo – começaram oficialmente com a comercialização da Enciclopédia Britânica, na Inglaterra, no século XVII.

Mercado com mais de 4 milhões de revendedores

Mas foi em 1886, em Nova Iorque (EUA) que ocorreu o marco inicial do setor. O vendedor de livros em domicílio, David McConnel, passou a incluir um frasco de perfume de brinde a cada livro vendido. O sucesso foi tanto que, McConnel optou pela venda de cosméticos nesse modelo. No final da década de 70, a venda direta já contava com empresas sólidas e envolvia milhões de empreendedores. Para representar essa indústria, foi criada, em 1978, nos EUA, a World Federation of Direct Selling Association, WFDSA.

No Brasil, em 1980, nasce a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), associada à WFDSA e que tem como missão desenvolver e valorizar o sistema de venda direta no país, promovendo relações éticas com os consumidores, vendedores diretos e entre empresas.

Atualmente, o mercado movimenta cerca de R$ 39 bilhões em volume de negócios e conta com mais de 4 milhões de revendedores no país, e destaca-se, entre outros fatores, por sua capilaridade. Para as empresas, representa um canal de distribuição que agrega valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais. Para o revendedor, uma alternativa ou complemento à renda, que permite horários flexíveis, ganhos conforme dedicação, além de crescimento pessoal e profissional. Para o comprador – cada vez mais aberto e exigente –, proporciona um atendimento diferenciado, que permite experiências personalizadas.

Pelo modelo, hoje, são comercializados desde livros, cosméticos, vestuário, artigos para o lar, até suplementos nutricionais, alimentos, entre outros.

E o futuro? Com a popularização da internet e a mudança significativa nas relações comerciais, tudo indicava que ela sobressairia aos demais canais de venda. Não houve, entretanto, motivo para revisão das estratégias neste sentido. A internet foi se integrando ao cotidiano das pessoas e das empresas e converteu-se mais em uma facilitadora do que propriamente uma substituta da relação pessoal. Assim, a base do sucesso das vendas diretas mantém-se a mesma desde 1886: o relacionamento.

Zini e o Projeto  “ PIAZZISTI”

Inovando no marketing. A Zini Brasil Indústria de Alimentos está estabelecida desde 1998 na unidade fabril no bairro do Limão, em São Paulo e, atualmente, dividi-se em seis setores operacionais: a Zini – Empanamento Lipófobo, Zini – Fibras “sem amargor”, Zini – Polentas, Zini – Massas Frescas “ciao geladeira”, Zini – Molhos e Cremes e Zini – Fornos ecológicos Serving Machines, está organizando  um projeto de distribuição no mercado Food Service através de revendedores autônomos MEI para atender o segmento. O projeto vai começar na Grande São Paulo e é dirigido preferivelmente  para mulheres como complementação de renda: Aposentadas(os), vendedoras(es), corretoras (es), e estudantes.

A empresa oferece aos interessados: Treinamento completo, amostras gratuitas, suporte publicitário, mercado aberto e principalmente produtos de última geração, inovadores, competitivos e não perecíveis.

ZINI V

Em um momento que o emprego convencional está cada vez mais difícil é uma excelente oportunidade já que não é necessário nenhum investimento.

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